Jeremy Hunt: Secretário de Relações Exteriores britânico diz ser inaceitável a captura de navios pelo Irâ (Peter Powell/Reuters)
Reuters
Publicado em 19 de julho de 2019 às 19h25.
Última atualização em 19 de julho de 2019 às 19h27.
Londres — O Reino Unido declarou que a captura de dois navios, um de bandeira britânica e outro de bandeira liberiana, no Estreito de Ormuz é inaceitável, e pediu por liberdade de navegação no Golfo.
"Estou extremamente preocupado pela apreensão dos dois navios pelas autoridades iranianas no Estreito de Ormuz", disse o secretário de Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt.
"Irei em breve a uma reunião da COBR (segurança nacional) para rever o que sabemos e o que podemos fazer para rapidamente garantir a liberação das duas embarcações — um navio de bandeira britânica e um navio de bandeira liberiana", afirmou.
"Essas capturas são inaceitáveis. É essencial que a liberdade de navegação seja mantida e que todos os navios possam se mover segura e livremente na região", acrescentou Hunt.
Hunt disse ainda que o embaixador do Reino Unido em Teerã está em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Irã para resolver a situação, e que os britânicos estão trabalhando de perto com parceiros internacionais.