Mundo

Reino Unido diz que captura de navios pelo Irã é inaceitável

Uma embarcação de bandeira britânica e outra liberiana foram capturadas por autoridades iranianas no Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt: Secretário de Relações Exteriores britânico diz ser inaceitável a captura de navios pelo Irâ (Peter Powell/Reuters)

Jeremy Hunt: Secretário de Relações Exteriores britânico diz ser inaceitável a captura de navios pelo Irâ (Peter Powell/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de julho de 2019 às 19h25.

Última atualização em 19 de julho de 2019 às 19h27.

Londres — O Reino Unido declarou que a captura de dois navios, um de bandeira britânica e outro de bandeira liberiana, no Estreito de Ormuz é inaceitável, e pediu por liberdade de navegação no Golfo.

"Estou extremamente preocupado pela apreensão dos dois navios pelas autoridades iranianas no Estreito de Ormuz", disse o secretário de Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt.

"Irei em breve a uma reunião da COBR (segurança nacional) para rever o que sabemos e o que podemos fazer para rapidamente garantir a liberação das duas embarcações — um navio de bandeira britânica e um navio de bandeira liberiana", afirmou.

"Essas capturas são inaceitáveis. É essencial que a liberdade de navegação seja mantida e que todos os navios possam se mover segura e livremente na região", acrescentou Hunt.

Hunt disse ainda que o embaixador do Reino Unido em Teerã está em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Irã para resolver a situação, e que os britânicos estão trabalhando de perto com parceiros internacionais.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoIrã - País

Mais de Mundo

A renda subiu, os assassinatos também: o que levou Costa Rica a eleger linha dura

Laura Fernández: quem é a nova presidente 'linha dura' da Costa Rica

Costa Rica decide eleição no 1º turno com campanha focada em segurança

Irã alerta que eventual guerra contra os EUA seria 'catastrófica' para todos