Exame Logo

Rei da Espanha e rainha da Dinamarca estão com covid-19

Monarcas testaram positivo nesta semana e apresentam sintomas leves; ambos foram vacinados contra o coronavírus

Rei da Espanha, Felipe VI, em pronunciamento no início deste ano (AFP/AFP)
A

AFP

Publicado em 9 de fevereiro de 2022 às 16h29.

Última atualização em 9 de fevereiro de 2022 às 17h08.

O rei Felipe VI da Espanha testou positivo para covid-19, mas apresenta sintomas leves, anunciou a Casa Real nesta quarta-feira, 9.

Descubra qual MBA melhor se encaixa ao seu perfil e comece agora.

Veja também

O monarca, de 54 anos, "testou positivo no exame para detectar covid-19 depois de apresentar, desde a noite de ontem [ terça-feira ], sintomas leves", afirmou em um comunicado a Casa Real.

O rei permanecerá em isolamento durante sete dias.

O anúncio aconteceu pouco antes de uma audiência do soberano com o representante croata da presidência da Bósnia Herzegovina, Zeljko Komsic, e um dia após uma reunião com autoridades militares.

O comunicado da Casa Real afirma que a mulher de Felipe VI, a rainha Letizia, e sua filha mais nova, a infanta Sofía, "não apresentam sintomas e poderão seguir com as atividades previstas de maneira normal".

A herdeira do trono, a princesa das Astúrias, Leonor, está cursando o ensino médio no Reino Unido.

"O estado geral de Sua Majestade o Rei é bom. Ele prosseguirá com as atividades institucionais a partir de sua residência", afirma o comunicado divulgado pelo palácio.

Rainha da Dinamarca também está infectada pelo vírus

Rainha da Dinamarca, Margrethe II, na capital Copenhague (AFP)

A rainha da Dinamarca, Margrethe II, também testou positivo para covid-19 e apresenta sintomas leves, anunciou o palácio real.

A monarca de 81 anos, que recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid em novembro, testou positivo em um exame na terça-feira à noite.

Mesmo com sintomas leves, a popular rainha, que acaba de completar 50 anos no trono, cancelou as férias programadas para a Noruega e está confinada em seu palácio de Copenhague, respeitando as normas de saúde.

O governo do país escandinavo suspendeu as restrições contra a covid, mas as autoridades recomendam que os infectados permaneçam em isolamento por pelo menos quatro dias.

Margrethe II não é a primeira soberana infectada pela covid. O rei e a rainha da Suécia, de 75 e 78 anos, também testaram positivo em janeiro.

Quais são os maiores desafios da ciência? Descubra ao assinar a EXAME: menos de R$ 11/mês.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDinamarcaEspanhaPandemiavacina contra coronavírusVacinas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame