Mundo

"Recuperação econômica impulsiona lucros, não salários"

Bernanke reiterou aos parlamentares em um segundo dia de pronunciamento que tem preocupações de que o rápido declínio da taxa de desemprego possa não ser sustentável

Bernanke: "Melhora continuada no mercado de trabalho deve exigir crescimento mais forte em demanda final e produção" (Mark Wilson/Getty Images)

Bernanke: "Melhora continuada no mercado de trabalho deve exigir crescimento mais forte em demanda final e produção" (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2012 às 17h41.

Washington - A recuperação econômica dos Estados Unidos tem impulsionado os lucros mais que os salários, o que pode ser o motivo de muitos norte-americanos ainda estarem inseguros com as perspectivas, disse nesta quinta-feira o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3 por cento no quarto trimestre, mas dados divulgados nesta quinta-feira apontaram uma estagnação no gasto do consumidor.

"A parcela dos lucros sobre o PIB está incomumente elevada, a fatia de renda dos assalariados está menor que o normal", afirmou Bernanke a parlamentares.

Bernanke reiterou aos parlamentares em um segundo dia de pronunciamento que tem preocupações de que o rápido declínio da taxa de desemprego possa não ser sustentável.

"Ainda há um pouco de contradição entre a melhora no mercado de trabalho e a velocidade da recuperação como um todo", disse. "Você ainda tem um gasto com consumo crescendo de forma relativamente fraca."

Defendendo a política monetária expansionista do Fed, Bernanke disse que as medidas de estímulo heterodoxas estão afastando a possibilidade de deflação.

Acompanhe tudo sobre:Ben BernankeDesempregoEconomistasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidades

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros