Mundo

Reconstrução da Ucrânia é uma "tarefa geracional", afirma Olaf Scholz

"O que está em jogo é nada menos que a criação de um novo Plano Marshall para o século XXI, uma tarefa geracional que deve começar agora", afirmou Scholz

Olaf Scholz: "A reconstrução da Ucrânia é uma "tarefa geracional" que deve começar de maneira imediata" (Liesa Johannssen-Koppitz/Bloomberg/Getty Images)

Olaf Scholz: "A reconstrução da Ucrânia é uma "tarefa geracional" que deve começar de maneira imediata" (Liesa Johannssen-Koppitz/Bloomberg/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 25 de outubro de 2022 às 09h08.

A reconstrução da Ucrânia é uma "tarefa geracional" que deve começar de maneira imediata, afirmou nesta terça-feira o chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz, durante uma conferência internacional dedicada ao tema.

"O que está em jogo é nada menos que a criação de um novo Plano Marshall para o século XXI, uma tarefa geracional que deve começar agora", afirmou Scholz ao abrir uma conferência internacional em Berlim sobre a reconstrução da Ucrânia, país atacado pela Rússia desde 24 de fevereiro.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também participou na conferência, que reúne líderes políticos e especialistas, e considerou "desconcertante" o tamanho da destruição.

"O Banco Mundial calcula que o custo dos danos será de 350 bilhões de euros e isto é mais do que um país ou uma união pode enfrentar por conta própria. Precisamos do mundo todo", disse.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que discursou por vídeo, pediu o apoio da comunidade internacional para que o país possa cobrir o déficit orçamentário previsto para o próximo ano.

"Nesta conferência temos que tomar uma decisão sobre a ajuda para cobrir o déficit orçamentário do próximo ano para a Ucrânia", afirmou. "É uma quantia muito importante de 38 bilhões de dólares [...] são os salários dos professores, dos médicos, as pensões, os benefícios sociais", acrescentou.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei