Mundo

Rebeldes da Síria lançam ofensiva em Damasco e reconquistam área

Segundo a mídia síria, os rebeldes voltaram a partes do bairro de Jobar, no nordeste da capital do país

Fumaça é vista após bombardeio, em Jobar, nordeste de Damasco, Síria (Ammar Suleiman/AFP)

Fumaça é vista após bombardeio, em Jobar, nordeste de Damasco, Síria (Ammar Suleiman/AFP)

R

Reuters

Publicado em 21 de março de 2017 às 11h37.

Amã - Rebeldes da Síria avançaram sobre um grande entroncamento rodoviário que leva ao centro de Damasco nesta terça-feira, no início de uma ofensiva para reconquistar terreno perdido para o Exército sírio no fim de semana, disseram insurgentes e a mídia estatal.

Segundo a mídia síria, os rebeldes voltaram a partes do bairro de Jobar, no nordeste da capital, e o Exército está bombardeando suas posições.

"Às 5h (horário local), lançamos uma nova ofensiva e restauramos todos os pontos dos quais recuamos na segunda-feira. Temos o controle do fogo sobre as garagens de Abassiyin e começamos a atacá-las", disse Wael Alwan, porta-voz do Failaq al Rahman, o principal grupo rebelde responsável pela iniciativa, à Reuters.

Não houve comentário imediato do Exército sírio, que na segunda-feira disse ter recapturado todas as áreas do nordeste de Damasco perdidas após um ataque surpresa dos insurgentes à entrada estratégica ao coração da capital no domingo.

A intensidade do contra-ataque do Exército obrigou os rebeldes a recuarem da maioria das áreas que conquistaram naquele dia em uma região industrial que separa Qaboun de Jobar.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, e seu Exército, além das forças militares dos aliados russos, iranianos e xiitas, vêm se impondo sobre os rebeldes graças a uma sucessão contínua de vitórias militares ao longos dos últimos 18 meses, inclusive ao redor de Damasco.

Para os insurgentes, porém, sua primeira grande incursão em mais de quatro anos dentro da capital sinaliza que ainda são capazes de realizar ações ofensivas, a despeito da sequência de derrotas.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasSíria

Mais de Mundo

Cessar-fogo em Gaza: veja como vai funcionar o acordo entre Israel e Hamas

Cuba começa a libertar detidos após deixar lista de patrocinadores do terrorismo dos EUA

Irã garante que acordo com Rússia não é militar e não está direcionado contra outro país

Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo para parar guerra em Gaza