Rainha reitera seu compromisso com o Reino Unido

O Parlamento britânico ofereceu à soberana um vitral para comemorar seus 60 anos de reinado

Londres - Elizabeth II reiterou nesta terça-feira em Londres o seu compromisso a serviço de seu "grande país", durante um discurso no Parlamento britânico, que ofereceu à soberana um vitral para comemorar seus 60 anos de reinado.

A rainha, de 85 anos, disse estar "muito emocionada com o esplêndido presente" oferecido pelos parlamentares e entregue durante uma cerimônia em Westminster Hall, a parte mais antiga do Parlamento, que data do século XI, onde será exposto o novo vitral que representa os membros da realeza.

Cerca de 1.600 parlamentares, líderes religiosos e diplomatas, além do primeiro-ministro David Cameron e alguns de seus antecessores, assistiram à cerimônia, na qual os dois presidentes das duas câmaras do Parlamento homenagearam a rainha, que os respondeu.

"Nós lembramos aqui do nosso passado, da continuidade de nossa história nacional e das virtudes, da criatividade e da tolerância que moldaram a nossa história", declarou a rainha, ao recordar que ela é a segunda monarca depois da rainha Vitória (no poder de 1837 a 1901) a comemorar jubileu de diamante.

"Eu tive o privilégio de viver alguns capítulos desta história, e com o apoio de minha família, eu me consagro a serviço de nosso grande país e de seu povo hoje e nos futuros anos", acrescentou.

A rainha também homenageou as Forças Armadas e o Parlamento britânicos, assim como o seu marido.

Ao fazer referência ao príncipe Philip, de 90 anos, que foi submetido a uma cirurgia na artéria coronária em dezembro, Elizabeth II ressaltou que seu marido, "durante todos esses anos, foi uma força e um guia constante".

Antes disso, a presidente da Câmara dos Lordes (Câmara Alta), a Baronesa Frances D'Souza, elogiou o trabalho da rainha. "Você personifica a continuidade e estabilidade, enquanto expande seu papel de maneira imperceptível, o que significa que a monarca faz parte de nossa vida nacional tanto quanto há 60 anos", disse.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.