Mundo

Rafael Correa descarta possibilidade de buscar reeleição

O presidente do Equador assegurou que seu partido, o Aliança País, possui quadros capacitados para sua sucessão, em 2017


	O presidente do Equador, Rafael Correa: eleito presidente em 2007, Correa foi ratificado no cargo em 2009, depois da aprovação de uma nova Constituição
 (Meridith Kohut/Bloomberg)

O presidente do Equador, Rafael Correa: eleito presidente em 2007, Correa foi ratificado no cargo em 2009, depois da aprovação de uma nova Constituição (Meridith Kohut/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 16h28.

Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, descartou nesta segunda-feira a possibilidade de tentar reformar a Constituição para buscar uma nova reeleição e assegurou que seu partido, o Aliança País, possui quadros capacitados para sua sucessão, em 2017.

A declaração foi feita em entrevista concedida ao jornal El Telégrafo.

Questionado sobre se descartava a possibilidade de reeleger-se novamente, Correa disse que "é um grande problema achar que alguém seja tão indispensável e que seja preciso alterar a Constituição apenas para mudar as regras do jogo", respondeu.

"Há gente capacitada" para a sucessão, prosseguiu ele.

A Constituição vigente estabelece que o presidente pode buscar apenas uma reeleição consecutiva.

Eleito presidente em 2007, Correa foi ratificado no cargo em 2009, depois da aprovação de uma nova Constituição. Reelegeu-se em 2012. Seu atual mandato atual expira em 2017. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEquadorEleiçõesGoverno

Mais de Mundo

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário

Natalidade da China bate nível mais baixo já registrado

PIB da China supera US$20 trilhões em 2025 e cresce 5%

Em isolamento total, partido comunista do Vietnã se une para eleger novo líder