Mundo

Quase metade dos americanos quer impeachment de Trump, mostra pesquisa

Enquanto 49% dos entrevistados se mostrou a favor da saída do presidente do cargo, 46% foi contra e o restante não soube responder

Donald Trump: presidente americano corre risco de perder o mandato (Yuri Gripas/Reuters)

Donald Trump: presidente americano corre risco de perder o mandato (Yuri Gripas/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de novembro de 2019 às 15h03.

Última atualização em 3 de novembro de 2019 às 15h04.

Washington - Uma pesquisa feita pelo The Wall Street Journal e pelo canal NBC News mostra que 49% dos americanos são favoráveis ao impeachment do presidente americano Donald Trump, enquanto que 46% se opõem. Sobre a investigação comandada por parlamentares do Partido Democrata no Congresso, 53% são a favor, e 44% são contrários.

Entre democratas, o suporte à saída de Trump do cargo é de 88%, alta de 13 pontos porcentuais sobre a última pesquisa dos dois veículos, feita em outubro. Já no caso dos republicanos, 90% se opõem ao impedimento do presidente americano, alta de cinco pontos porcentuais desde o último levantamento.

A última pesquisa, feita no início de outubro, mostrava que 43% dos americanos apoiavam o impeachment de Donald Trump, enquanto que 49% desaprovavam a possibilidade. O novo levantamento, divulgado neste domingo, 3, entrevistou 900 adultos entre os dias 27 e 30 de outubro, e tem margem de erro de 3,27 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Ao mesmo tempo, a pesquisa também perguntou sobre as intenções de voto para a eleição de 2020. Mesmo sem um candidato democrata definido, 34% dos eleitores disseram ter certeza de que votarão em Trump, enquanto que 46% têm certeza de que votarão contra ele.

Nos cenários com os dois principais candidatos nas primárias democratas, Trump perderia para Joe Biden por 41% a 50% dos votos, e também para Elizabeth Warren, por 42% a 50%. Nas intenções de voto nas primárias do Partido Democrata, Biden lidera com 27% das intenções de voto, seguido por Elizabeth, com 23%. Bernie Sanders tem 19% das intenções de voto e fica em terceiro lugar.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Impeachment

Mais de Mundo

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela