Mundo

Quase 5 mil pessoas abandonam casas no Rio devido à chuva

Somente em Angra dos Reis, no sul do estado, 320 pessoas ficaram desalojadas


	Morador tenta resgatar bens de casa inundada pela chuvas em Duque de Caxias: na região, a maior gravidade é no distrito de Xerém, onde 45 casas foram destruídas e 200 danificadas
 (Vladimir Platonov/ABr)

Morador tenta resgatar bens de casa inundada pela chuvas em Duque de Caxias: na região, a maior gravidade é no distrito de Xerém, onde 45 casas foram destruídas e 200 danificadas (Vladimir Platonov/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 11h05.

Rio de Janeiro – A forte chuva – que atinge o estado do Rio desde terça-feira (1º), com maior intensidade na madrugada de ontem (3) – forçou a saída de 4.893 pessoas de suas casas, segundo boletim divulgado na manhã de hoje (4) pela Defesa Civil Estadual.

Em Angra dos Reis, no sul do estado, houve transbordamento do Rio Perequê, no distrito de Mambucaba, e do Rio Caputera. Nove casas foram destruídas e 38 ficaram danificadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 320 pessoas ficaram desalojadas, 160 estão desabrigadas e 2.380 precisaram ser removidas.

Em Mangaratiba, na mesma região, houve rolamento de pedras na BR-101 e na Estrada Junqueira. Cinco imóveis foram danificados e um acabou destruído. Há 90 pessoas desalojadas. Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o Rio Capivari está acima do leito normal, o que impede o desague dos demais cursos d´água. Há 550 desalojados e oito desabrigados na cidade, que apresenta inundação em diversas ruas.

Em Duque de Caxias, a maior gravidade é no distrito de Xerém, onde 45 casas foram destruídas e 200 danificadas. Uma pessoa morreu, mil estão desalojadas e 270 foram acolhidas em seis abrigos.

O município de Seropédica, na região metropolitana, sofreu com o transbordamento do Rio dos Bois, o que provocou danos em 17 casas e deixou 35 moradores desalojados.

Na região serrana, o município de Teresópolis registra 50 pessoas desalojadas, depois do transbordamento do Rio Paquequer e de alagamentos nas localidades do Alto, Várzea, Vale da Revolta e Caxangá. Em Petrópolis, o transbordamento dos rios Bingen e Piabanha deixaram 30 desalojados. Três casas foram destruídas e quatro, danificadas. Foram registrados deslizamentos nos bairros Alto Independência, Siméria e São Sebastião.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

'Vencemos com 70%', diz líder da oposição ao rejeitar a reeleição de Maduro<

Presidente de Cuba liga para Nicolás Maduro e parabeniza pela 'vitória eleitoral histórica'

Na Venezuela, oposição diz que foi impedida de acessar escritório do do Conselho Nacional Eleitoral

Na Venezuela, Maduro e oposição declaram vitória; comunidade internacional aguarda

Mais na Exame