Quase 10 mil imigrantes chegaram em 6 dias a ilha grega

Só nos primeiros sete meses deste ano, 138.083 pessoas chegaram às ilhas do Mar Egeu, segundo os dados da Organização Internacional de Migrações

Genebra - Quase 10 mil imigrantes chegaram à ilha de Lesbos em apenas seis dias - até quarta-feira -, o que transformou a última semana na maior do ano quanto às chegadas desde a Turquia, disse nesta sexta-feira a Organização Internacional de Migrações (OIM).

A Grécia se transformou -acima da Itália- na primeira porta de entrada à Europa para a imigração.

Só nos primeiros sete meses deste ano, 138.083 pessoas chegaram às ilhas do Mar Egeu, segundo os dados recolhidos e analisados pela OIM.

A coincidência com a alta temporada do turismo na Europa faz com que a maioria dos recém chegados não consiga lugar em um ferry comercial para chegar a Atenas, por isso que os imigrantes estão acampando perto do porto na cidade de Mitilini.

Três refúgios que foram instalados nessa ilha já chegaram ao máximo de sua capacidade.

A ilha não está equipada para receber tal número de chegadas, que se multiplicaram de forma alarmante nos últimos dois meses.

A Turquia, país de passagem na imigração para a União Europeia, recuperou em seu litoral neste ano mais de 30 mil pessoas, um número quase o dobro do que em 2014, indicou a OIM baseando-se em dados de seu pessoal destacado na Turquia.

Dos resgatados, 72% eram sírios, seguidos de afegãos e birmaneses.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.