Mundo

Pyongyang multiplicou por 20 seus mísseis de longo alcance

Segundo uma fonte anônima das Forças Armadas sul-coreanas, o regime norte-coreano aumentou o aparato bélico nos últimos dez anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2012 às 08h02.

Seul - A Coreia do Norte multiplicou por 20 o seu número de mísseis antiaéreos de longo alcance nos últimos dez anos para defender Pyongyang, revelou nesta quarta-feira uma fonte anônima das Forças Armadas sul-coreanas.

Além disso, o informante revelou à agência sul-coreana 'Yonhap' que em 2010 o Exército Popular da Coreia do Norte tinha desdobrados próximos à capital do país 40 mísseis terra-ar SA-5 para sua defesa.

O número contrasta com o registrado em 2000, quando o regime norte-coreano só ostentava dois destes projéteis em Pyongyang.

Os mísseis SA-5, de desenvolvimento soviético e com uma categoria de entre 260 e 300 quilômetros, constituem o mecanismo de defesa antiaérea mais confiável da Coreia do Norte diante da hipotética ameaça de aviões inimigos a grande altura sobre a principal cidade do país.

No caso dos mísseis SA-3, que oferecem uma defesa de curto alcance contra aviões de voo baixo, seu número cresceu de sete a 140 entre 2000 e 2010, segundo a fonte militar sul-coreana.

Por último, o número de mísseis SA-2, com um alcance ainda inferior, passou de 45 a 180 durante o mesmo período.

O aumento do número de mísseis de defesa antiaérea em Pyongyang responde à política de prioridade militar aplicada pelo líder máximo Kim Jong-il durante 17 anos à frente do país, até sua morte em 17 de dezembro.

Seu filho mais novo e sucessor, Kim Jong-un, que com menos de 30 anos foi nomeado líder absoluto da Coreia do Norte, se comprometeu a dar continuidade a esta política para garantir a unidade interna do país e defendê-lo perante a aliança Coreia do Sul-Estados Unidos. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulDiplomaciaIndústriaIndústria de armas

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20