Putin recebe a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte
A relação militar entre Rússia e os norte-coreanos se estreitou no último ano e o Pentágono diz que 10 mil soldados norte-coreanos estão rumo à Ucrânia
Agência de Notícias
Publicado em 4 de novembro de 2024 às 13h40.
Última atualização em 4 de novembro de 2024 às 13h44.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu nesta segunda-feira, 4, no Kremlin , a ministra dasRelações Exteriores da Coreia do Norte, que está em visita a Moscou, segundo informou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.
“O presidente Putin recebeu no Kremlin a ministra das Relações Exteriores norte-coreana, Choe Son-hui, que se encontra na Rússia em visita de trabalho”, disse Peskov, citado pela agência de notícias “TASS”, sem oferecer mais detalhes sobre a reunião.
Esta reunião ocorre três dias depois de a diplomata norte-coreana ter declarado durante seu encontro com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, que Pyongyang apoiará Moscou “até a vitória”.
Choe salientou então que desde o início da “operação militar especial”, como Moscou chama sua campanha de guerra na Ucrânia, o líder norte-coreano Kim Jong-un “deu instruções de apoiar resolutamente o Exército e o povo russos na sua guerra santa”.
Pentágono afirma que Coreia do Norte enviou 10 mil militares à RússiaA ministra acrescentou que Pyongyang não tem dúvidas de que "sob a sábia liderança do respeitado presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, o Exército e o povo russos certamente alcançarão uma grande vitória na sua luta perfeita para proteger os direitos soberanos e os interesses de segurança de seu Estado".
A visita da ministra norte-coreana à Rússia ocorre em meio a relatos de que soldados norte-coreanos estão na região de Kursk prontos para entrar em combate com as tropas ucranianas que ocupam parte daquela entidade russa desde o último mês de agosto, um assunto que Moscou não comenta.