Mundo

Putin pede mais repressão contra quem 'desestabiliza' a Rússia

Ele também pediu que sejam "mais ativos na luta contra o extremismo", um termo comum na lei russa

Peço que respondam com firmeza às tentativas de desestabilizar a situação social e política do país", disse Putin em reunião com promotores (AFP/AFP)

Peço que respondam com firmeza às tentativas de desestabilizar a situação social e política do país", disse Putin em reunião com promotores (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 15 de março de 2023 às 15h32.

O presidente Vladimir Putin lançou um apelo às forças de segurança, nesta quarta-feira, 15, para que reforcem a repressão contra aqueles que tentaram "desestabilizar" a Rússia, tendo como pano de fundo a perseguição aos opositores da ofensiva militar na Ucrânia

Declarações de Putin

"Peço que respondam com firmeza às tentativas de desestabilizar a situação social e política do país", disse Putin em reunião com promotores.

Ele também pediu que sejam "mais ativos na luta contra o extremismo", um termo comum na lei russa que permite processar organizações jihadistas, militantes pró-ucranianos, opositores políticos e até mesmo Testemunhas de Jeová.

O movimento do principal opositor russo, Alexei Navalny, atualmente preso, foi classificado como "extremista" em 2021 pela Justiça, o que implicou a prisão de vários de seus militantes e o exílio no exterior de muitos outros.

Navalny se opôs à ofensiva russa na Ucrânia e pediu aos russos que manifestassem suas críticas.

As redes sociais Facebook e Instagram também foram designadas como "extremistas" e banidas logo após o início do conflito na Ucrânia, enquanto sua empresa matriz Meta foi incluída na lista de organizações "terroristas".

Desde o início da ofensiva na Ucrânia, a Rússia tomou uma série de medidas repressivas punindo qualquer crítica ao seu Exército. Várias pessoas já receberam longas penas de prisão.

Acompanhe tudo sobre:RússiaGuerrasUcrânia

Mais de Mundo

A conversa entre Petro e Trump em cinco pontos

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca