Mundo

Putin e o presidente do Irã falam por telefone sobre a Síria

Vladimir Putin e seu colega iraniano Hassan Rohani conversaram por telefone sobre o programa nuclear do Irã e a crise na Síria

Presidente do Irã Hassan Rohani (E) e o presidente russo Vladimir Putin: "presidentes conversaram sobre problemas internacionais atuais", diz comunicado (AFP)

Presidente do Irã Hassan Rohani (E) e o presidente russo Vladimir Putin: "presidentes conversaram sobre problemas internacionais atuais", diz comunicado (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 10h10.

Moscou - O presidente russo Vladimir Putin e seu colega iraniano Hassan Rohani conversaram por telefone sobre o programa nuclear do Irã e a crise na Síria, anunciou o Kremlin em um comunicado.

"Os dois presidentes conversaram sobre os problemas internacionais atuais, incluindo a situação na Síria e o contexto dos preparativos da conferência de Genebra 2", afirma o comunicado.

Os dois também analisaram a aplicação dos acordos sobre o programa nuclear iraniano, acrescentou o texto da presidência russa.

Delegações do Irã e da União Europeia se reúnem nesta quinta e sexta-feira, em Genebra, para finalizar o acordo interino sobre o programa nuclear iraniano, em particular a questão das centrífugas de última geração.

As negociações ocorrem em meio a uma grande discrição. O local da reunião, a identidade dos participantes e o programa de discussões não foram divulgados.

No entanto, o Departamento de Estado americano confirmou a presença nesta quinta-feira em Genebra de seu número três, a vice-secretária de Estado para Assuntos Políticos, Wendy Sherman.

Por sua vez, o Irã anunciou que Abbas Araghchi, chefe dos negociadores iranianos e vice-ministro das Relações Exteriores, deve se reunir com a diplomata europeia Helga Schmid nesta quinta e sexta-feira em Genebra.

Helga Schmid ocupa o cargo de adjunta da chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, que tem a seu cargo as negociações em nome do grupo 5+1.

Os especialistas do Irã e do grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) tentam definir há dois meses as modalidades que permitam executar o acordo alcançado em Genebra no dia 24 de novembro.

Este acordo prevê, entre outras coisas, que não existam novas sanções contra o Irã durante um período de seis meses, no qual Teerã também se comprometeu a congelar o desenvolvimento de seu programa nuclear

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaHassan RohaniIrã - PaísPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia