Exame Logo

Putin diz que Ásia Central e sul da Rússia estão na mira do EI

O líder russo chamou os países-membros da OCS a reforçarem a cooperação para fazer uma frente comum contra a ameaça terrorista

Vladimir Putin: alerta foi feito durante a cúpula de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) (Alexander Zemlianichenko/Pool/Reuters)
E

EFE

Publicado em 9 de junho de 2017 às 10h33.

Astana - O presidente russo, Vladimir Putin , advertiu nesta sexta-feira que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) está de olho nos países da Ásia Central e regiões do sul da Rússia, durante a cúpula de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), realizada em Astana.

"De acordo com as informações que temos, o EI tem planos para desestabilizar a Ásia Central e regiões do sul da Rússia. Nos países da OCS foram criadas e estão funcionando células clandestinas de combatentes do EI", disse Putin.

Veja também

Neste sentido, o líder russo chamou os países-membros da OCS a reforçarem a cooperação, especialmente entre os serviços secretos, para fazer uma frente comum contra a ameaça terrorista.

Putin sublinhou que uma das prioridades do organismo é garantir a segurança e a estabilidade nas fronteiras dos países-membros do bloco, em meio ao auge "sem precedentes" do terrorismo e do extremismo.

"Disse em várias ocasiões que só unindo de forma sincera e construtiva os esforços de todos os países podemos combater essa marca", comentou Putin.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoRússiaVladimir Putin

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame