Mundo

PSOL e PPS vão ao Conselho de Ética contra Valdemar

Representação acusa o deputado de participação de reuniões na qual se pedia a empresários o pagamento de propina para a liberação de recursos

Valdemar da Costa Neto é também acusado de liberar recursos do ministério para que o deputado Davi Alves Silva Júnior ingresse no PR (Agência Câmara/Agência Brasil)

Valdemar da Costa Neto é também acusado de liberar recursos do ministério para que o deputado Davi Alves Silva Júnior ingresse no PR (Agência Câmara/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 15h16.

Brasília - O PSOL e o PPS protocolaram nesta tarde uma representação no Conselho de Ética contra o deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP). No pedido, os partidos pedem que sejam ouvidos diversos membros da cúpula do Ministério dos Transportes, como o atual titular da pasta, Paulo Sérgio Passos, e o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot.

A representação faz um apanhado de reportagens envolvendo Valdemar no escândalo do ministério. Entre as acusações está a de que o deputado participaria de reuniões na qual se pedia a empresários o pagamento de propina para a liberação de recursos.

Os partidos incluíram também um vídeo no qual Valdemar negocia a liberação de recursos do ministério para que o deputado Davi Alves Silva Júnior ingresse no PR. A representação também traz um trecho de entrevista de Valdemar a uma rádio de Mogi das Cruzes na qual ele diz "querer" uma diretoria de um banco público para ajudar aliados a liberar verbas.

A representação é assinada pelos presidentes do PSOL, Afrânio Boppré, e do PPS, deputado Roberto Freire (SP). Como esta é a última semana de trabalho do Congresso antes do recesso, somente no mês de agosto deverá ser indicado um relator para o caso. O PSOL também já acionou o Conselho de Ética no Senado para analisar a situação de Alfredo Nascimento (PR-AM), que deixou o Ministério dos Transportes na semana passada em meio às denúncias.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesGoverno Dilma

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame