Manifestantes comemoram a decisão da justiça que autoriza o casamento entre homossexuais na Califórnia (AFP/Getty Images / Justin Sullivan)
Da Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2012 às 17h39.
Los Angeles - A corte federal de apelações de São Francisco decidiu nesta terça-feira que a proibição do casamento homossexual na Califórnia é inconstitucional, confirmando uma medida prévia ditada por um juiz federal em 2010, informou o tribunal.
O matrimônio homossexual foi brevemente autorizado na Califórnia (oeste dos Estados Unidos) em 2008 e logo proibido após a aprovação, por referendo, da "Proposição 8", registrando na Constituição deste estado que o matrimônio era um direito reservado aos heterossexuais.
"Ao usar seu poder de iniciativa contra um grupo minoritário e retirar deste o direito que possuía, sem nenhuma razão legítima para fazê-lo, o povo da Califórnia violou a cláusula de proteção da igualdade", decidiu com dois votos a favor e um contra um painel de três juízes.
"Decidimos que a Proposição 8 é inconstitucional", acrescentou o texto emitido pela Corte de Apelações do Nono Distrito.
Em agosto do ano passado, um juiz federal já tinha emitido uma sentença dizendo que a proibição do casamento homossexual na Califórnia, decidida pela Proposição 8, era inconstitucional, e abriu o caminho para que os casamentos gays fossem retomados.
Mas o processo de apelação lançado por adversários ao matrimônio gay ante a Corte Federal do Nono Distrito, em São Francisco, obrigou o juiz federal a suspender sua decisão em favor dos casamentos entre homossexuais.
Atualmente, os estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Nova York e Vermont, além do Distrito de Columbia, permitem o matrimônio homossexual nos Estados Unidos.