Mundo

Proibição do casamento gay na Califórnia é inconstitucional

Justiça de São Francisco considerou que estado não pode autorizar e depois proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Manifestantes comemoram a decisão da justiça que autoriza o casamento entre homossexuais na Califórnia (AFP/Getty Images / Justin Sullivan)

Manifestantes comemoram a decisão da justiça que autoriza o casamento entre homossexuais na Califórnia (AFP/Getty Images / Justin Sullivan)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2012 às 17h39.

Los Angeles - A corte federal de apelações de São Francisco decidiu nesta terça-feira que a proibição do casamento homossexual na Califórnia é inconstitucional, confirmando uma medida prévia ditada por um juiz federal em 2010, informou o tribunal.

O matrimônio homossexual foi brevemente autorizado na Califórnia (oeste dos Estados Unidos) em 2008 e logo proibido após a aprovação, por referendo, da "Proposição 8", registrando na Constituição deste estado que o matrimônio era um direito reservado aos heterossexuais.

"Ao usar seu poder de iniciativa contra um grupo minoritário e retirar deste o direito que possuía, sem nenhuma razão legítima para fazê-lo, o povo da Califórnia violou a cláusula de proteção da igualdade", decidiu com dois votos a favor e um contra um painel de três juízes.

"Decidimos que a Proposição 8 é inconstitucional", acrescentou o texto emitido pela Corte de Apelações do Nono Distrito.

Em agosto do ano passado, um juiz federal já tinha emitido uma sentença dizendo que a proibição do casamento homossexual na Califórnia, decidida pela Proposição 8, era inconstitucional, e abriu o caminho para que os casamentos gays fossem retomados.

Mas o processo de apelação lançado por adversários ao matrimônio gay ante a Corte Federal do Nono Distrito, em São Francisco, obrigou o juiz federal a suspender sua decisão em favor dos casamentos entre homossexuais.

Atualmente, os estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Nova York e Vermont, além do Distrito de Columbia, permitem o matrimônio homossexual nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)CalifórniaJustiçaCasamentoPreconceitosGaysLGBT

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário