Mundo

Produção industrial mundial cresce 6,5% no 1º trimestre

O resultado indica uma recuperação da recente crise financeira, comunicou a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial

O setor de maior crescimento nos primeiros três meses do ano foi o de máquinas em geral (Germano Lüders/EXAME)

O setor de maior crescimento nos primeiros três meses do ano foi o de máquinas em geral (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 12h39.

Viena - A produção industrial mundial cresceu no primeiro trimestre de 2011 6,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, pelos cálculos da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi).

Os números sobre a produção industrial "indicam uma recuperação da recente crise financeira", destacou nesta quarta-feira a Onudi em comunicado, por causa da publicação de um relatório com dados trimestrais.

Segundo o documento, o aumento mundial da produção industrial será liderado pelos países em desenvolvimento, e especialmente pela China, que registrou elevação de 15%.

Destacam também Turquia, com 13,8%; México, com 7,4%, e a Índia, com 5,1%.

Mas os Estados Unidos cresceram fortemente a produção, com 7,1%, claramente superior à média dos demais de países industrializados, de 4,4%.

"As maiores economias europeias, incluindo França, Alemanha e o Reino Unido, registraram crescimentos significativos, mas outras nações europeias caíram, como Grécia 6,9%, enquanto Portugal e Espanha subiram menos de 1%", assinala a Onudi.

"Observou-se crescimento negativo no norte da África, onde a produção industrial do Egito e Tunísia caiu 8,9% e 7,4%, respectivamente", acrescenta.

O documento revela que o setor de maior crescimento nos primeiros três meses do ano foi o de máquinas em geral, seguido pelo de equipamentos elétricos, e, em terceiro lugar, equipamentos médicos e de precisão.

Em geral, os países industrializados crescem bem em setores de alta tecnologia, mas muito pouco na produção tradicional, como alimentos e bebidas, têxteis e vestuário.

"Os países em desenvolvimento mantiveram crescimento alto em todos os setores", afirma a Onudi e adianta que, a partir desta quarta-feira, publicará trimestralmente suas estimativas sobre a produção industrial no mundo.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaIndústrias em geralONUPaíses emergentes

Mais de Mundo

EUA registram primeira morte humana por gripe aviária H5N1

Sheinbaum defende presença do México na cerimônia de posse de Maduro

FAB conclui análise de caixas-preta de avião da Embraer e envia material para o Cazaquistão

Nippon Steel e US Steel apresentam ação judicial contra os EUA por bloquear fusão