Fábrica alemã de automóveis: produção industrial voltou a cair (Miguel Villagran/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 08h57.
Berlim - A produção industrial da Alemanha caiu 1,5% em dezembro, em comparação com novembro, informou hoje o Ministério da Economia. O inverno extremamente frio prejudicou o setor de construção. A queda mensal foi maior que a baixa de 0,3% prevista pelos economistas. Em relação a dezembro de 2009, a produção industrial alemã aumentou 10%. O dado de novembro foi revisado para baixa de 0,6% ante outubro.
O desempenho da indústria alemã em dezembro foi prejudicado principalmente pela queda de 24,1% ante novembro na atividade de construção. Em novembro, esse setor havia registrado recuo de 1 5% ante outubro. A produção do setor de manufatura caiu 0,1%, após o recuo de 0,5% em novembro.
Nesse setor, a produção de bens intermediários diminuiu 3,1%, enquanto a de bens de consumo recuou 1,3%. Já a produção de bens de capital aumentou 3,3%, após a queda de 0,5% em novembro.
O setor de energia contrariou a tendência e teve alta de 0,3% na produção em dezembro ante novembro, após baixa de 0,5%. A comparação entre o período novembro-dezembro e o período setembro-outubro apontou estabilidade na produção industrial. As informações são da Dow Jones.