Mundo

Primeiros resultados confirmam vantagem dos islamitas no Egito

A lista da coalizão encabeçada pela Irmandade Muçulmana obteve 32,5% dos votos, a dos salafistas de Al Nour 20,7% e a Wasat, uma terceira formação islamita, 12,9%

O processo eleitoral no Egito só deve acabar em janeiro (Peter Macdiarmid/Getty Images)

O processo eleitoral no Egito só deve acabar em janeiro (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2011 às 09h12.

Cairo - Os resultados de uma parte das zonas eleitorais egípcias, convocadas às urnas na segunda e terça-feira passadas, confirmam as estimativas que dão os islamitas como vencedores, informa a imprensa egípcia neste sábado.

Na cidade de Port Said, no Canal de Suez, a lista da coalizão encabeçada pela Irmandade Muçulmana obteve 32,5% dos votos, a dos salafistas de Al Nour 20,7% e a Wasat, uma terceira formação islamita, 12,9%.

O Wafd (liberal) obteve apenas 14% dos votos, enquanto que Georges Ishaq, fundador do movimiento Kefaya (Basta!) e figura histórica da oposição ao regime de Hosni Mubarak, não conseguiu passar para o segundo turno.

No Mar Vermelho, localidade turística, a Irmandade Muçulmana obtém 30% dos votos, duas vezes mais que o Bloque Egípcio, uma aliança de partidos liberais, segundo o jornal governamental Al Ahram.

A comissão eleitoral indicou que não está em condições de publicar os resultados completos do primeiro turno destas maratônicas eleições legislativas, que dizem respeito a um terço dos governos administrativos do Egito, entre elees Cairo e Alexandria. Os outros devem votar nas próximas semanas.

Na Praça Tahrir, epicentro dos protestos populares e localizado diante da sede do govern, apenas algumas dezenas de manifestantes continuam acampados.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoEleições

Mais de Mundo

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Singapura é a cidade mais segura para turistas; veja o ranking

Mais na Exame