Mundo

Primeiro-ministro russo se reúne em Havana com Fidel Castro

Segundo a imprensa oficial, Medvedev conversou com o ex-presidente cubano sobre os novos acordos assinados entre ambos os países e diversos temas internacionais


	Medvedev (D) e o presidente cubano Raul Castro em Havana: o primeiro-ministro russo chegou na quinta-feira em visita oficial a Cuba
 (AFP / Adalberto Roque)

Medvedev (D) e o presidente cubano Raul Castro em Havana: o primeiro-ministro russo chegou na quinta-feira em visita oficial a Cuba (AFP / Adalberto Roque)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 12h20.

Havana - O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, se reuniu na noite da quinta-feira, em Havana, com o ex-presidente cubano Fidel Castro, com quem conversou sobre os novos acordos assinados entre ambos os países e diversos temas internacionais, informam nesta sexta-feira meios de imprensa oficiais.

Em um ambiente "fraternal e amistoso" segundo o jornal "Granma", oficial do Partido Comunista de Cuba (PCC), Fidel Castro e Medvedev conversaram sobre a atualidade das relações internacionais, a situação alimentícia mundial e a "dramática ameaça" da mudança climática.

De acordo com a nota do "Granma", se trata da segunda vez que o líder da Revolução cubana se encontra com Medvedev, que anteriormente visitou a ilha em 2008.

O primeiro-ministro russo chegou na quinta-feira em visita oficial a Cuba, onde se reuniu com o presidente Raúl Castro, com quem tratou do interesse de continuar aprofundando os vínculos em matéria de investimentos, comércio e em esferas como turismo, saúde, educação, ciência e cultura.

Os Governos russo e cubano assinaram, além disso, dez novos convênios para impulsionar a cooperação bilateral em áreas como a regularização da dívida da ilha com o país europeu, pelos créditos outorgados no período da extinta União Soviética.

O resto dos convênios abrangem as áreas da aeronáutica, a prospecção e utilização do espaço ultraterrestre para fins pacíficos, alfândegas, educação, medicina nuclear, instalações imobiliárias de suas embaixadas, meio ambiente e arquivos nacionais.

Em seu segundo dia no país caribenho, o primeiro-ministro russo visitará hoje em Havana o Mausoléu dedicado ao Soldado Internacionalista Soviético, onde colocará uma oferenda floral. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCubaDiplomaciaEuropaRússia

Mais de Mundo

UE 'não tem tempo a perder' afirma presidente da Comissão Europeia ao apresentar nova equipe

Corte de apelações rejeita processo contra Trump por reter documentos confidenciais

Líbano registra festas nas ruas e grande movimento de carros após cessar-fogo

Hamas aprova cessar-fogo entre Israel e Hezbollah e se diz pronto para acordo em Gaza