Primeiro-ministro do Mali renuncia após 9 meses no cargo
A Presidência explicou que um novo chefe de Governo será nomeado "muito em breve" para que constitua sua equipe
EFE
Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 17h12.
Bamaco, 29 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Mali , Abdoulaye Idrissa Maiga, apresentou sua renúncia e a de seu governo após nove meses no cargo, informou nesta sexta-feira a Presidência do país em uma breve nota, na qual não esclareceu os motivos dessa decisão.
No comunicado, a Presidência elogiou a "lealdade" do primeiro-ministro em fim de mandato e, sobretudo, seu "senso de Estado", e explicou que um novo chefe de Governo será nomeado "muito em breve" para que constitua sua equipe.
Maiga assumiu o cargo em abril deste ano, depois de ter sido ministro da Defesa, e seu governo foi o quarto desde a eleição do atual presidente, Ibrahim Boubacar Keita, em 2013.
No último dia 11 de abril, Keita anunciou uma remodelação governamental com a nomeação de Maiga como novo primeiro-ministro e 35 titulares em uma tentativa de conseguir a instabilidade social no país.
Além das dificuldades socioeconômicas, o Mali sofre uma grave instabilidade no âmbito da segurança, que começou com o golpe de Estado em 2012, quando grupos tuaregues rebeldes, junto a organizações jihadistas, tomaram o controle do norte do país durante dez meses.
Os jihadistas foram teoricamente expulsos em janeiro de 2013 graças a uma intervenção militar internacional liderada pela França, mas extensas áreas do país, sobretudo do norte e centro, escaparam do controle estatal, ensejo que foi aproveitado pelos grupos terroristas. EFE