Mundo

Primárias nos EUA: em Nevada, Nikki Haley perde para ‘nenhum dos candidatos’

A republicana perdeu para a opção "nenhum desses candidatos", presente nas cédulas de votação, um sinal de apoio a Donald Trump

Nikki: republicana perde para 'nenhum candidato'. (Getty Images/AFP)

Nikki: republicana perde para 'nenhum candidato'. (Getty Images/AFP)

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 05h37.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2024 às 10h01.

Nesta terça, 6, os partidos Democrata e Republicano realizaram primárias em Nevada. Do lado democrata, o presidente dos EUA, Joe Biden venceu com facilidade. No outro partido, Nikki Haley perdeu para a opção "nenhum desses candidatos", presente nas cédulas de votação, um sinal de apoio a Donald Trump. Com mais de dois terços das cédulas republicanas contadas, Haley tinha 32% dos votos, enquanto "nenhum desses candidatos" tinha mais de 61%, segundo a Edison Research.

O ex-presidente Trump garantirá todos os delegados de Nevada em uma votação separada em um "caucus" na quinta-feira. Os eleitores podem participar tanto da primária republicana na terça-feira quanto do caucus republicano na quinta-feira.

Uma mudança de lei estadual em 2021 fez com que o processo de escolha de candidatos em Nevada, antes feito pelos chamados "caucus" dos partidos, reuniões que envolvem discursos e votos secretos e não secretos, passasse a ser via primárias feitas pelo governo. 

Em protesto, os republicanos decidiram manter o seu "caucus" para a próxima quinta-feira, 8, e o nome de Donald Trump, ausente nas primárias, aparecerá nas cédulas do evento. A campanha de Haley disse que os aliados de Trump no estado "manipularam" o processo a seu favor. Haley não está competindo nos caucuses.

Em uma primária, os eleitores comparecem ao local de votação, depositam seu voto e vão embora. Em um caucus, são feitas reuniões locais nas quais representantes dos candidatos apresentam propostas. Depois disso, os eleitores escolhem seu nome favorito, por votação em cédulas ou por aclamação, dependendo do local.

Apesar dos resultados de terça-feira em Nevada terem pouco impacto nas disputas pela indicação, o estado é um swing state, isto é, tem níveis semelhantes de apoio a republicanos e democratas e, por isso, é considerado decisivo em disputas presidenciais. Em 2020, Biden derrotou Trump em Nevada por 2,4 pontos percentuais.

yt thumbnail

Biden tem vitória fácil em Nevada

O presidente dos EUA, Joe Biden, venceu facilmente a primária presidencial democrata de Nevada após dominar a primeira disputa de indicação de seu partido na Carolina do Sul no sábado.

Com mais de 70% dos votos contados, Biden tinha 90% de apoio. Biden, como presidente em exercício, enfrenta pouca oposição dentro de seu próprio partido para concorrer à reeleição em uma provável revanche na eleição geral com Trump em novembro.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Joe BidenNikki HaleyDonald Trump

Mais de Mundo

Trump retoma campanha contra um Biden enfraquecido

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Mais na Exame