Mundo

Presidente venezuelano felicita Fidel Castro por aniversário

"Feliz aniversário para um homem que é Povo, que é consciência da Humanidade, que a História absolveu, Fidel", escreveu Maduro no Twitter


	Fidel Castro em Havana: líder completa 87 anos distante dos holofotes
 (AFP)

Fidel Castro em Havana: líder completa 87 anos distante dos holofotes (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2013 às 20h41.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, felicitou nesta terça-feira o líder cubano Fidel Castro por seu aniversário de 87 anos, a quem descreveu como "um homem do povo a quem a história absolveu".

"Feliz aniversário para um homem que é Povo, que é consciência da Humanidade, que a História absolveu, Fidel", escreveu o mandatário em sua conta na rede social Twitter.

Maduro também postou duas fotos de Fidel ao lado do ex-presidente Hugo Chávez, que morreu no dia 5 de março, vítima de câncer, e outra imagem com a legenda: "Feliz aniversário comandante".

"Sempre juntos vendo o futuro e avançando na dignidade e na Independência de nossa América, 87 anos de Luz", acrescentou em outra mensagem, referindo-se à aliança entre o líder e Chávez, que considerava o ex-presidente cubano como seu confidente e pai político.

Fidel Castro acompanhou Chávez e sua família durante os momentos mais críticos do câncer e os diversos tratamentos aos quais foi submetido em Havana.

Uma das filhas de Chávez, María Gabriela, também felicitou o líder: "Feliz aniversário, gigante do tempo. Obrigado por tanto exemplo, obrigado camarada mestre. Obrigado", escreveu em sua conta no Twitter.

A rede de televisão oficial venezuelana VTV divulgou mensagens de felicitação a Fidel e transmitiu uma das entrevistas que ele concedeu ao jornalista franco-espanhol Ignacio Ramonet, que fazem parte de seu livro "Cem horas com Fidel".

O líder completa 87 anos distante dos holofotes. Em Havana, não houve atos oficiais para celebrar o aniversário do ícone da esquerda latino-americana.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDiplomaciaNicolás MaduroPolíticos

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos