Presidente turco abre as portas para 'nova era' nas relações com Grécia
As relações entre Grécia e Turquia, rivais históricos mas parceiros na Otan, registram inúmeras tensões
Agência de notícias
Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 09h29.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan , manifestou nesta quinta-feira, 7, durante uma visita a Atenas, seu desejo de iniciar "uma nova era" nas relações de seu país com a Grécia,após anos de atrito entre esses vizinhos e rivais históricos.
"Estou convencido de que a reunião de cooperação estratégica entre Turquia e Grécia (hoje, em Atenas) conduzirá a uma nova era que ganhará em potência", afirmou o chefe de Estado turco, dirigindo-se à presidente grega, Katerina Sakellaropoulou.
- Waze com problemas: aplicativo apresenta instabilidade nesta quarta
- Saiba como calcular o valor do IPVA 2024
- Governo Milei anuncia Santiago Bausilli como presidente do BC argentino
- O Mundo Depois de Nós, Sweet Home e The Archies: veja o que entra na Netflix essa semana
- Justiça autoriza emprego da Força Nacional em terras indígenas no Rio Grande do Sul
- PMI de serviços do EUA sobe em novembro para 55,8, maior valor desde maio de 2022
"Acho que o otimismo será muito mais benéfico para o futuro", acrescentou Erdogan em sua primeira visita à capital grega desde 2017, após anos de tensões em torno da delimitação da plataforma continental das ilhas gregas no Mar Egeu, as zonas de exploração marítima e o caso migratório.
"Não ameaçamos você, se você não nos ameaçar"
Na sequência, o líder turco se reuniu com o primeiro-ministro grego, seu "amigo Kyriakos" Mitsotakis.
"Não ameaçamos você, se você não nos ameaçar", disse-em uma longa entrevista em um dos principais jornais gregos, o "Kathimerini".
As relações entre Grécia e Turquia, rivais históricos mas parceiros na Otan, registram inúmeras tensões. As divergências foram reavivadas pelas tentativas da Turquia de explorar jazidas de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental.
Em 2022, Erdogan acusou a Grécia, membro da União Europeia, de "ocupar" as ilhas do Mar Egeu, lançando uma ameaça clara: "podemos chegar, de repente, uma noite".
Mas os dois países, que compartilham uma história comum de vários séculos, fizeram uma reaproximação após o terrível terremoto que atingiu o sul da Turquia em fevereiro e que deixou pelo menos 50.000 mortos.