Presidente sul-africano Zuma reeleito para o comando do CNA

Zuma recebeu 2.983 dos 3.977 votos dos delegados do congresso do CNA, reunidos desde domingo em Bloemfontein

Bloemfontein – O presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi reeleito com facilidade nesta terça-feira para mais cinco anos à frente do Congresso Nacional Africano (CNA), o partido governista, o que permite aspirar um novo mandato presidencial em 2014.

Zuma recebeu 2.983 dos 3.977 votos dos delegados do congresso do CNA, reunidos desde domingo em Bloemfontein.

O grande perdedor é o atual vice-presidente sul-africano Kgalema Motlanthe, que cometeu uma espécie de suicídio político ao desafiar Zuma pela liderança do CNA e renunciar ao posto de número dois do partido.

Cyril Ramaphosa, ex-sindicalista e atualmente um milionário empresário, é considerado o outro vencedor do congresso. Considerado próximo a Zuma, passa a ocupar a vice-presidência do partido no lugar de Motlanthe.

A vitória do presidente era esperada. Apesar das críticas, dos escândalos e das divisões internas, Jacob Zuma era apoiado por uma ampla maioria dos delegados.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.