Mundo

Presidente sírio substitui 5 ministros e cria novas pastas

Através de um decreto presidencial, Assad criou o Ministério do Trabalho, que será dirigido por Hassan Hijazi, e o de Assuntos Sociais, cuja titular será Kinda Shamat.

Imagem da televisão síria mostra o presidente Bashar al-Assad (E) em uma cerimônia religiosa em Damasco em 24 de janeiro
 (AFP)

Imagem da televisão síria mostra o presidente Bashar al-Assad (E) em uma cerimônia religiosa em Damasco em 24 de janeiro (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2013 às 08h58.

Damasco - O presidente sírio, Bashar al Assad, realizou neste sábado uma reforma no governo em que substituiu cinco ministros e criou duas novas pastas, informou a agência oficial de notícias 'Sana'.

Através de um decreto presidencial, Assad criou o Ministério do Trabalho, que será dirigido por Hassan Hijazi, e o de Assuntos Sociais, cuja titular será Kinda Shamat.

Além disso, Hussein Farzat foi nomeado novo ministro da Habitação; Ahmad Qadiri, de Agricultura; Suleiman Abbas, de Petróleo; Ismail Ismail, de Finanças, e Hussein Arnous, de Obras Públicas.

Fontes diplomáticas sírias explicaram hoje à Agência Efe que a remodelação representa a introdução de pequenas mudanças no gabinete, onde estão os pesos pesados do regime.

A última vez que Assad trocou vários ministros foi em junho, quando nomeou duas figuras da oposição interna no gabinete do então primeiro-ministro Riad Hiyab, que desertou em agosto e foi substituído por Wael al Halqi.

A mudança coincide com um momento em que avalia a possibilidade de um diálogo entre o governo e a oposição, depois que o líder da Coalizão Nacional das Forças da Revolução e a Oposição Sírias (CNFROS), Ahmed Muaz al-Khatib, se mostrasse disposto a negociar para conseguir a verba do regime.

Em entrevista, o ministro de Informação sírio, Omran al Zubi, destacou ontem à noite que a Síria está caminhando para uma conferência de diálogo nacional 'sem condições prévias e sem a exclusão de ninguém'. EFE

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadPolíticaPolíticosSíria

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame