Mundo

Presidente do Timor Leste é derrotado nas eleições

A disputa do segundo turno será entre o ex-ativista Francisco Guterres Lu Olo e o ex-chefe das Forças Armadas general Taur Matan Ruak

Ramos-Horta recebeu apenas 17,99% dos votos no primeiro turno
 (Valentinho Daiel Sousa/AFP)

Ramos-Horta recebeu apenas 17,99% dos votos no primeiro turno (Valentinho Daiel Sousa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2012 às 10h11.

Brasília – O presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, foi derrotado na tentativa de concorrer à reeleição, ficando em terceiro lugar. O segundo turno das eleições presidenciais no país ocorrerá em abril. A disputa será entre o ex-ativista Francisco Guterres Lu Olo e o ex-chefe das Forças Armadas general Taur Matan Ruak. Nas eleições, concorreram 12 candidatos.

Prêmio Nobel da Paz em 1996 e porta-voz da resistência em favor da independência do Timor Leste em relação à Indonésia (de 1975 a 1999), Horta assumiu a presidência por dois mandatos. No país, o cargo é destinado a atividades administrativas, pois há a função de primeiro-ministro que se destina a temas políticos e econômicos.

Ramos-Horta reconheceu hoje (19) a derrota. Ele disse que o segundo turno deverá ocorrer na terceira semana de abril e será conduzido pela Comissão Nacional de Eleições, pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral e pelo governo federal.

O Timor Leste é um dos países mais novos do mundo. A região conquistou a independência em 1999. O Timor foi colônia de Portugal e da Indonésia. No país, os idiomas oficiais são o português (de Portugal) e o tétum (que é um dialeto local). O Brasil apoiou a autonomia do Timor desde o governo Itamar Franco e colabora para a consolidação do país. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesPolítica

Mais de Mundo

Zelensky diz que russos provocaram incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia

Biden diz que deixou campanha eleitoral para não criar "distrações" em eleição "vital"

Governo interino de Bangladesh expressa preocupação com ataques a minorias religiosas

Governo brasileiro condena ataque aéreo de Israel na Faixa de Gaza

Mais na Exame