Mundo

Presidente do Irã inicia viagem pela Europa

O presidente do Irã visita a Europa para tentar salvar o acordo nuclear assinado em 2015, após a saída dos EUA em maio deste ano

A primeira parada da viagem de Rohani acontecerá na Suíça (Arnd Wiegmann/Reuters)

A primeira parada da viagem de Rohani acontecerá na Suíça (Arnd Wiegmann/Reuters)

A

AFP

Publicado em 2 de julho de 2018 às 11h38.

Última atualização em 2 de julho de 2018 às 13h35.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, iniciou nesta segunda-feira uma viagem ao continente europeu considerada "primordial", após a decisão dos Estados Unidos de abandonar o acordo nuclear com Teerã, assinado em julho de 2015.

A primeira escala da viagem de Rohani acontecerá na Suíça. Na quarta-feira, ele desembarcará em Viena, Áustria, onde foi assinado o acordo nuclear há três anos.

Esta visita representa uma "oportunidade para tratar o futuro do acordo (nuclear)", afirmou Rohani no Aeroporto de Mehrabad.

"Esta viagem tem uma importância primordial", declarou o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Bahram Ghassemi, que recordou o contexto da "retirada dos Estados Unidos e as intensas negociações entre Irã e Europa para preservar o acordo".

A viagem a Europa de Rohani acontece dois meses depois do presidente americano Donald Trump ter decidido, de maneira unilateral, a retirada de Washington.

A decisão irritou os demais países signatários: China, França, Alemanha, Reino Unido e Rússia.

A Áustria assumiu no domingo a presidência semestral da UE, enquanto a Suíça representa os interesses americanos no Irã. Washington e Teerã não possuem relações diplomáticas.

Acompanhe tudo sobre:EuropaSuíçaUnião EuropeiaIrã - PaísArmas nucleares

Mais de Mundo

Venezuela liberta 80 presos políticos sob pressão internacional

Irã nega uso de armas em protestos que deixaram milhares de mortos

Zelenski diz que acordo de paz está mais próximo após negociações com Rússia e EUA

Irã limita internet a 20 minutos por dia para comerciantes