Mundo

Presidente de Cuba estreia no Twitter

Líder do país escolheu o dia em que os cubanos comemoram o 150º aniversário do "Grito de Yara", que lembra o início da guerra contra o colonialismo espanhol

Díaz-Canel Miguel: Nem Fidel Castro, antes de sua morte em 2016, nem Raúl abriram contas oficiais no Twitter (Alejandro Ernesto/Pool/Reuters)

Díaz-Canel Miguel: Nem Fidel Castro, antes de sua morte em 2016, nem Raúl abriram contas oficiais no Twitter (Alejandro Ernesto/Pool/Reuters)

A

AFP

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 15h47.

O presidente de Cuba, Díaz-Canel Miguel, estreou nesta quarta-feira no Twitter com uma mensagem de continuidade, mas confirmando uma mudança de estilo em comparação com seus antecessores Fidel e Raúl Castro.

"Estamos em La Demajagua, o lugar que soma sentimentos patrióticos #SomosCuba e #SomosContinuidad", escreveu em seu primeiro tuite Díaz-Canel, de 58 anos, que assumiu o cargo em 19 de abril, sucedendo os irmãos Castro.

Nem Fidel, antes de sua morte em 2016, nem Raúl abriram contas oficiais no Twitter.

Para a sua estreia nesta rede social, o líder cubano escolheu o dia em que os cubanos comemoram o 150º aniversário do "Grito de Yara", que lembra o início da guerra de independência contra o colonialismo espanhol em 1868, na fazenda "La Demajagua"(sudeste).

Na mesma rede social, o ministério das Relações Exteriores de Cuba deu "boas-vindas à conta oficial no Twitter do presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (...), no 150º aniversário das lutas pela independência".

Em sua biografia no Twitter, o presidente cubano se diz "comprometido com as ideias de Martí (o herói nacional José Martí) de Fidel e Raúl".

Sob seu governo, que considera a informatização da sociedade cubana uma prioridade, a comunicação presidencial ganhou nova vida no país.

De acordo com observadores, esta estratégia aproximar o líder cubano a uma população que ainda o conhece pouco, e que não desfruta da legitimidade de seus antecessores poderosos.

Acompanhe tudo sobre:CubaInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Mundo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos