Mundo

Presidente chinês deve visitar Brasil em novembro para cúpula dos Brics

Presidente em exercício, Hamilton Mourão afagou Xi Jinping e confirmou a vinda de presidente chinês

Presidentes dos Brics em encontro do G20: cúpula dos Brics deste ano acontecerá em 13 e 14 de novembro em Brasília (Mikhail Klimentyev\TASS/Getty Images)

Presidentes dos Brics em encontro do G20: cúpula dos Brics deste ano acontecerá em 13 e 14 de novembro em Brasília (Mikhail Klimentyev\TASS/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 9 de setembro de 2019 às 14h11.

Última atualização em 9 de setembro de 2019 às 14h33.

São Paulo — O presidente em exercício Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira que o presidente chinês, Xi Jinping, visitará o Brasil em novembro, à medida que os dois países buscam fortalecer os laços políticos e econômicos em tempos de tensões comerciais globais.

A visita deve ocorrer durante a cúpula dos Brics, grupo de nações emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, disse Mourão durante conferência em São Paulo no Conselho Empresarial Brasil-China (Cebc).

A cúpula dos Brics deste ano acontecerá em 13 e 14 de novembro em Brasília.

"A China reconhece o Brasil como um parceiro regional importante", disse Mourão, acrescentando que o comércio entre os dois países atingiu 100 bilhões de dólares em 2018. As transações comerciais devem permanecer no mesmo patamar este ano, à medida que a China aumentou as importações de carne do Brasil após um surto de peste suína, acrescentou.

Mais cedo nesta segunda-feira, o Ministério da Agricultura do Brasil informou que o governo chinês autorizou mais 25 plantas brasileiras a exportarem carne para a China, elevando o total para 89.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil há uma década, disse Mourão, acrescentando que o governo brasileiro manterá os canais de investimentos abertos com vários projetos em mineração, petróleo e logística para investimento privado.

"Os chineses têm interesse, capital e experiência para ampliar e diversificar investimentos no Brasil", disse Mourão.

O presidente Jair Bolsonaro, que está se recuperando de uma cirurgia em São Paulo, deve visitar a China em outubro, disse Mourão.

Acompanhe tudo sobre:BrasilBricsChina

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame