Mundo

Premiê da Turquia vai receber manifestantes

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, se reunirá nesta quinta-feira com contrários à revitalização de parque de Istambul na tentativa de acabar com protestos

No começo do dia, Erdogan deu seu último aviso àqueles que ocupam o Parque Gezi, no centro de Istambul, para deixarem o local  (REUTERS/Yannis Behrakis)

No começo do dia, Erdogan deu seu último aviso àqueles que ocupam o Parque Gezi, no centro de Istambul, para deixarem o local (REUTERS/Yannis Behrakis)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 16h56.

Istambul/Ancara - O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, se reunirá nesta quinta-feira com integrantes contrários à revitalização de um parque de Istambul na tentativa de acabar com duas semanas de protestos contra o governo, poucas horas depois de dizer que sua paciência havia se esgotado.

No começo do dia, Erdogan deu seu último aviso àqueles que ocupam o Parque Gezi, no centro de Istambul, para deixarem o local e reagiu às críticas do Parlamento Europeu sobre a ferocidade da repressão policial contra os manifestantes.

"Nossa paciência chegou ao fim. Estou dando o meu aviso pela última vez. Digo às mães e aos pais para, por favor, pegarem seus filhos pela mão e levarem para fora ... o Parque Gezi não pertence às forças de ocupação, mas ao povo", disse ele.

A repressão policial pesada há quase duas semanas desencadeou uma onda sem precedentes de protestos contra Erdogan e seu Partido AK, de raízes islâmicas, atraindo uma ampla aliança de secularistas, nacionalistas, trabalhadores, sindicalistas e estudantes.

Erdogan já discutiu os planos de uma construção no parque com várias pessoas que apoiam os manifestantes, mas até quinta-feira havia se recusado a se reunir com o grupo Solidariedade Taksim, no centro da campanha para proteger o parque.

Músicos e atores também vão participar da delegação que vai se encontrar com Erdogan em Ancara às 23h (17h no horário de Brasília), segundo informações da mídia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolítica no BrasilPolíticosProtestosTayyip ErdoganTurquia

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame