Mundo

Preços ao consumidor sobem 5,4% em março na China

Na comparação com fevereiro, o índice caiu 0,2%. Também foi divulgada a taxa de inflação, maior desde 2008

A China registrou um alarmante aumento dos preços dos alimentos (Ed Jones/AFP)

A China registrou um alarmante aumento dos preços dos alimentos (Ed Jones/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2011 às 09h22.

Pequim - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) cresceu 5,4% em março na China, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou hoje o governo chinês. A taxa de inflação em março é a maior desde julho de 2008 e ficou quase meio ponto porcentual acima do que foi registrado em janeiro e fevereiro deste ano.

Esta semana, o Conselho de Estado do país disse que tomará todas as medidas necessárias para manter os preços estabilizados. A meta do governo é manter a alta dos preços abaixo dos 4% para todo este ano. Em 2010, a inflação anual média foi de 3,3%. Com os preços subindo, Pequim deve manter apertada a política monetária.

Na comparação com fevereiro, o CPI caiu 0,2% em março, mostrando que as políticas adotadas têm tido efeito, disse o porta-voz da Agência Nacional de Estatísticas, Sheng Laiyun. Nos últimos trimestres, a China tem registrado um alarmante aumento dos preços dos alimentos, de até 11%, enquanto que os valores das habitações subiram 6,5%.

PPI

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da China cresceu 7,3% em março em relação ao mesmo mês do ano anterior. A taxa é mais alta que a de fevereiro (7,2%), mas ficou abaixo da expectativa dos economistas, que esperavam 7,4%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaInflaçãoPreços

Mais de Mundo

O medo da 'uberização' da prostituição em uma Paris olímpica

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Mais na Exame