Mundo

Portugal diz que terá vacinas contra covid suficientes para toda população

Terá prioridade pessoas de mais de 50 anos com problemas de saúde, profissionais da linha de frente e idosos em casas de repouso

Protugal: país espera vacinar quase 10% da população durante a primeira fase (Pedro Nunes/Reuters)

Protugal: país espera vacinar quase 10% da população durante a primeira fase (Pedro Nunes/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de dezembro de 2020 às 12h37.

Portugal terá vacinas contra coronavírus suficientes para inocular toda sua população, e a distribuição começará assim que chegarem ao país, com sorte antes do final do ano, disse o chefe da força-tarefa de vacinação.

"Seria intolerável ter vacinas em Portugal e não usá-las imediatamente", disse Francisco Ramos a um comitê parlamentar nesta quarta-feira, acrescentando que haverá três pontos principais de distribuição em todo o território, inclusive nas ilhas de Açores e Madeira.

Ele confirmou que a vacinação será gratuita e voluntária.

"Seria um erro torná-la obrigatória", disse Ramos, acrescentando que estudos mostraram que somente cerca de 10% da população não quer ser vacinada. "Aqueles que se recusam a recebê-la deveriam ser respeitados."

Portugal espera vacinar quase 10% da população durante a primeira fase.

O país de meros 10 milhões de habitantes planeja comprar 22 milhões de doses de vacinas contra Covid-19, e assinou contratos com os fabricantes em potencial CureVac, Pfizer-BioNTech, Moderna, Johnson&Johnson, Sanofi e GSK.

Espera-se que a vacina Pfizer-BioNTech chegue três dias depois da provável aprovação da agência reguladora de medicamentos da União Europeia no dia 21 de dezembro, disse Ramos.

Será dada prioridade a pessoas de mais de 50 anos com problemas de saúde preexistentes, profissionais da linha de frente e pessoas em casas de repouso e unidades de tratamento intensivo.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEuropaPortugalvacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal