Mundo

Portugal criará autoridade orçamentária para tranquilizar mercados

Segundo o futuro primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, a nova instituição será criada pelo Banco de Portugal e pelo Tribunal de Contas

Pedro Passos: uma das medidas para reativar o crescimento é reduzir o custo trabalhista para as empresas exportadoras (Francisco Leong/AFP)

Pedro Passos: uma das medidas para reativar o crescimento é reduzir o custo trabalhista para as empresas exportadoras (Francisco Leong/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2011 às 08h46.

Paris - O novo governo português criará uma autoridade orçamentária independente com amplos poderes para tranquilizar os mercados financeiros, declarou o futuro primeiro-ministro Pedro Passos Coelho em entrevista ao jornal francês Les Echos.

"Esta nova instituição será criada pelas duas instituições independentes em Portugal, que são o Banco de Portugal e o Tribunal de Contas", explicou Passos Coelho.

A autoridade será composta por personalidades independentes, algumas delas estrangeiras, "para que seja completamente transparente sobre a consolidação orçamentária, mas também sobre as finanças das empresas em poder do Estado, das regiões e das cidades", acrescentou, sem apresentar uma data para a criação.

De acordo com o futuro chefe de Governo, a autoridade orçamentária "terá poderes muito amplos".

Para reativar o crescimento, Passos Coelho aposta nas exportações.

"Vamos reduzir o custo trabalhista para as empresas, principalmente para as que exportam. Será uma forma de recuperar competitividade", argumentou.

Passos Coelho defende mais ambição para evitar uma situação como a Grécia. Ele defende um plano mais amplo de privatizações, além de novas regras para a previdência social, educação e justiça, com reformas estruturais.

O social democrata disse ainda que Portugal deve respeitar todos os objetivos fixados no acordo concluído com a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu, em troca de um plano de ajuda de 78 bilhões de euros em três anos.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrises em empresasEuropaFinançasPiigsPortugal

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia