Mundo

Popularidade de Obama volta a subir em pesquisa nos EUA

A enquete concede a Obama uma aprovação de 49%, enquanto 47% dos eleitores censuram sua gestão

Obama também se beneficia de uma queda no índice de desemprego, que em novembro foi de 8,6% (Getty Images)

Obama também se beneficia de uma queda no índice de desemprego, que em novembro foi de 8,6% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 05h39.

Washington - A popularidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que caiu nos últimos meses, registrou certa recuperação em uma pesquisa publicada nesta segunda-feira na edição digital do diário 'The Washington Post'.

A enquete concede a Obama uma aprovação de 49%, enquanto 47% dos eleitores censuram sua gestão. Esse é o melhor índice desde março, à exceção de uma rápida alta após a morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, em maio.

Segundo o 'Post', o avanço da aprovação de Obama aconteceu principalmente por uma melhor percepção entre grupos-chave como os independentes, os aposentados e os jovens.

Em um momento no qual a Casa Branca pressiona o Congresso para que seja aprovada a prorrogação dos cortes de impostos, Obama sai beneficiado, pois segundo a pesquisa 50% dos eleitores confiam nele com relação a esse tema, contra 35% dos que apoiam a conduta dos republicanos, que controlam a Câmara de Representantes.

Em novembro, uma pesquisa similar mostrou os eleitores divididos sobre esse assunto.


Quanto à política fiscal, Obama melhora sua percepção entre o eleitorado: 46% apoiam o presidente nesta questão, enquanto 41% simpatizam com a posição republicana no Congresso.

De acordo com o diário, a alta do presidente atesta que a mudança de tática da Casa Branca, que nos últimos meses adotou um tom mais populista e enfrentou os republicanos com mais firmeza, está dando resultado.

Obama também se beneficia de uma queda no índice de desemprego, que em novembro foi de 8,6%, a primeira vez em dois anos e meio que baixa de 9%.

A enquete indica que a maioria dos americanos se sente otimista sobre suas finanças pessoais, embora o sentimento não seja o mesmo ao tratar da situação da economia nacional.

A aprovação dos eleitores aos republicanos no Congresso está em 20%, aponta a consulta, 7% abaixo do apoio dado aos democratas.

A pesquisa ouviu 1.005 adultos entre quinta-feira e domingo e tem margem de erro de 3,5%. EFE

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala