Mundo

Polícia sul-africana usa balas de borracha contra protesto

Cerca de 2.000 mineiros, que trabalham para o grupo Anglo American desfilaram pelas ruas da cidade e atearam foto a pneus, o que levou à intervenção da polícia

Protestos contra a violência policial na repressão de manifestações: em agosto, a polícia matou 34 trabalhadores da mina de Marikana (©AFP / Stringer)

Protestos contra a violência policial na repressão de manifestações: em agosto, a polícia matou 34 trabalhadores da mina de Marikana (©AFP / Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 17h20.

Johannesburgo - A polícia da África do Sul disparou nesta quinta-feira balas de borracha e gases lacrimogêneos para dispersar uma manifestação de mineiros perto de Rustemburgo, noroeste de Johannesburgo, anunciaram os meios de comunicação locais.

Cerca de 2.000 mineiros, que trabalham para o grupo Anglo American - número um mundial na produção de platina -, desfilaram pelas ruas da cidade e atearam foto a pneus, o que levou à intervenção da polícia.

No momento, a polícia não se pronunciou sobre esta manifestação e sua dispersão.

Em agosto, a polícia matou 34 trabalhadores da mina de Marikana, explorada pela Lonmin, terceiro produtor mundial de platina.

Neste caso, os mineiros e a direção chegaram a um acordo salarial que pôs fim ao conflito de seis semanas e que causou a morte de 46 pessoas no total.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulPolítica no BrasilProtestosViolência política

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado