Exame Logo

Polícia localiza e prende suspeito de matar três pessoas em ataque armado nos EUA

Andre Gordon, de 26 anos, 'se entregou pacificamente' após uma trilha de violência que levou a toques de recolher em dois estados

A polícia identificou duas vítimas fatais do suspeito: sua madrasta, de 52 anos, e a irmã, de 13. (Getty Images/Reprodução)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de março de 2024 às 08h35.

Um homem “extremamente perigoso” foi preso após matar três membros de sua família em dois ataques a tiros, indicou a polícia do estado americano de Nova Jersey neste sábado, 16, após um esforço de várias horas para detê-lo. Andre Gordon, de 26 anos, "se entregou pacificamente", afirmou a porta-voz do Departamento de Polícia de Trenton, Lisette Rios, após uma trilha de violência que levou a toques de recolher em dois estados.

As autoridades disseram que Gordon, que acreditam ser uma pessoa em situação de rua, começou o dia roubando um carro em Trenton antes de dirigir cerca de 65 km até uma casa no subúrbio de Levittown, ao norte de Filadélfia, próximo a Falls Township, no estado vizinho da Pensilvânia.

Veja também

Lá, a polícia identificou duas vítimas fatais do suspeito: sua madrasta, de 52 anos, e a irmã, de 13.

Outras três pessoas conseguiram se esconder “enquanto ele percorria a casa procurando por elas”, disse à imprensa a procuradora do distrito do condado de Bucks, Pensilvânia, Jennifer Schorn.

O suspeito então foi até outra residência próxima, onde baleou e matou uma mulher de 25 anos com quem tem dois filhos, antes de usar a coronha de seu fuzil para agredir a mãe da vítima.

Em seguida, Gordon roubou um utilitário no estacionamento de uma loja próxima para retornar à Trenton cruzando a fronteira estadual. O proprietário do veículo não ficou ferido, segundo Nelson Whitney, xerife de Falls Township, Pensilvânia.

A polícia acredita que, ao chegar em Trenton, o suspeito se barricou em uma casa de três andares. Segundo Whitney, o homem estaria armado com um fuzil de assalto tipo AR-15, e o descreveu como “extremamente perigoso”.

"Andre, afaste-se das janelas. Sabemos que está aí dentro, se quiser se render, ligue agora para o 911", disse a ele a polícia através de um megafone.

Mais tarde, Gordon foi “localizado em outro local em Trenton”, afirmou a porta-voz Rios.

De acordo com o chefe da polícia de Trenton, Gordon não sofreu ferimentos e estava caminhando pela rua quando um oficial o abordou. Não se sabe se o suspeito estava na casa onde a polícia acreditava que ele estava escondido.

Lojas fechadas e alerta de segurança

A polícia de Falls Township, cidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, emitiu um alerta na manhã de sábado, após o atirador até aquele momento desconhecido deixar pelo menos 3 mortos. As autoridades pediram aos moradores que permanecessem em locais seguros e notificassem qualquer movimentação suspeita.

No momento dos ataques, o Departamento de Polícia de Middletown Township afirmou, em publicação no Facebook, que não havia informação sobre os tiros serem direcionados ou aleatórios.

“Há várias vítimas de tiros e não se sabe neste momento se elas são direcionadas ou aleatórias”, escreveram as autoridades na postagem. “O MTPD está monitorando nosso tráfego e fronteiras e não parece que o atirador tenha entrado nos limites do nosso município”.

O deputado Brian Fitzpatrick publicou que as autoridades estavam perseguindo um suspeito e investigando um roubo de carro ligado a ele.

Segundo a emissora CBS News, o alerta enviado pedia que os moradores ficassem longe das janelas e portas e ficassem no centro de suas residências. Lojas foram orientadas a fechar as portas. O incidente, segundo a CBS, também levou ao cancelamento do desfile do Dia de São Patrício, no condado de Bucks.

Shaun Murphy, que mora na comunidade de Levittown, disse que estava indo para o desfile quando viu que a estrada estava bloqueada.

— Todos os vizinhos estavam do lado de fora se perguntando o que estava acontecendo e então recebemos o aviso sobre o abrigo — disse Murphy.

— Eu vi ambulâncias subindo a rua mais cedo sem as sirenes ligadas — afirmou Murphy, e acrescentou: — Meus vizinhos estavam lá fora comigo ontem à noite, e estávamos dizendo como a cidade e o bairro são excelentes

Acompanhe tudo sobre:PoliciaisEstados Unidos (EUA)Assassinatos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame