Polêmico humorista Dieudonné participará da manifestação

Dieudonné M'bala M'bala foi objeto de várias ações judiciais na França por incitação ao ódio racial e injúria pública, especialmente contra os judeus

Paris - O polêmico humorista francês Dieudonné, condenado várias vezes por seus números antissemitas anunciou neste domingo que participará da manifestação antiterrorista que acontece hoje à tarde em Paris.

'Estarei presente na passeata ao lado dos defensores da liberdade de expressão. Meus pensamentos vão para todos aqueles que nunca tiveram medo de morrer de riso', escreveu o comediante em sua conta oficial no Twitter.

Dieudonné M'bala M'bala foi objeto de várias ações judiciais na França por incitação ao ódio racial e injúria pública, especialmente contra os judeus.

Ele foi investigado por apologia ao terrorismo por causa de um vídeo no qual comparava a decapitação do jornalista americano James Foley pelo grupo radical Estado Islâmico (EI) com as mortes violentas de Muammar Kadafi e Saddam Hussein.

'A decapitação simboliza o progresso, o acesso a civilização', assinalou nesse vídeo Dieudonné, que popularizou o polêmico gesto da 'quenelle', considerado antissemita.

A manifestação de hoje em Paris homenageará as 17 vítimas de três atentados terroristas ocorridos esta semana na França, entre eles os 12 cartunistas e editores vítimas do atentado contra a revista satírica 'Charlie Hebdo', os quatro judeus mortos no sequestro em um mercado de Paris, além de uma policial municipal alvejada na rua.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.