Mundo

PIB venezuelano desaba no 1º trimestre em relação a 2012

Em 2012, o PIB da Venezuela cresceu 5,6%, uma alta de 1,4% em relação ao ano anterior, de acordo com números divulgados em fevereiro pelo BCV


	Em abril, a inflação bateu 4,3%, acumulando 12,5% desde o início do ano. A previsão é que a inflação chegue a 30% em 2013
 (Arquivo)

Em abril, a inflação bateu 4,3%, acumulando 12,5% desde o início do ano. A previsão é que a inflação chegue a 30% em 2013 (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2013 às 21h21.

O PIB da Venezuela despencou no primeiro trimestre de 2013, com crescimento de 0,7%, uma forte retração em comparação ao mesmo período do ano passado, quando avançou 5,9% - informou o Banco Central da Venezuela (BCV) nesta sexta-feira.

"De acordo com estimativas preliminares, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 0,7% no primeiro trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior", declarou o BCV em um comunicado.

Entre as causas desse comportamento, o BCV menciona "a desaceleração no ritmo de crescimento da demanda agregada interna; o menor nível de importações de bens de consumo intermediário e final (...) em um entorno nacional e internacional complexo e por um menor número de dias de trabalho no trimestre".

Em 2012, o PIB da Venezuela cresceu 5,6%, uma alta de 1,4% em relação ao ano anterior, de acordo com números divulgados em fevereiro pelo BCV.

Em 15 de maio, o governo venezuelano admitiu estar enfrentando dificuldades para cumprir as metas de crescimento e de redução da inflação para 2013. Em abril, a inflação bateu 4,3%, acumulando 12,5% desde o início do ano. A previsão é que a inflação chegue a 30% em 2013.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Mundo

Ambição de Trump com a Groenlândia abala direita europeia

Lula participa de fórum no Panamá e visitará Canal nesta quarta

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte