Mundo

PIB da China cresceu cerca de 10% em 2010, diz vice-premiê

"Temos confiança, condições e capacidade de manter a longo prazo de crescimento econômico estável e rápido", disse o vice-premiê Li Keqiang

Li acrescentou que a China quer ampliar o consumo interno e permitir que o povo a desfrute de uma parcela maior do rápido crescimento dos próximos cinco anos (Wikimedia Commons)

Li acrescentou que a China quer ampliar o consumo interno e permitir que o povo a desfrute de uma parcela maior do rápido crescimento dos próximos cinco anos (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2011 às 09h36.

Pequim - A economia da China cresceu cerca de 10 por cento em 2010, com avanço de 18,5 por cento das vendas no varejo, mostrando que o movimento está sendo puxado pelo consumo interno, disse o vice-premiê Li Keqiang, em declarações publicadas neste sábado.

"A força motriz do consumo interno está crescendo, e seu aumento contribuiu com mais de 90 por cento do crescimento econômico (em 2010)," Li disse a líderes empresariais em Berlim, segundo uma transcrição de seu discurso publicado no Diário do Povo.

"Temos confiança, condições e capacidade de manter a longo prazo de crescimento econômico estável e rápido", disse ele.

O governador do banco central Zhou Xiaochuan disse também esta semana que o produto interno bruto do país cresceu cerca de 10 por cento em 2010.

Li acrescentou que a China quer ampliar o consumo interno e permitir que o povo a desfrute de uma parcela maior do rápido crescimento dos próximos cinco anos.

Ele também expressou confiança de que a Europa poderia superar sua crise de dívida soberana, dizendo que Pequim estava prestando atenção e ofereceria seu apoio.

A China prometeu publicamente que a compra da dívida pública da Grécia e da Espanha, mas se absteve de fornecer valores específicos de seus investimentos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndicadores econômicosPIB

Mais de Mundo

Trump deve aguardar encontro com Netanyahu para assinar acordo com Irã, diz site

Os mísseis dos EUA estão acabando? Trump responde

Delegação dos EUA abandona sessão na ONU após serem comparados à Coreia do Norte

Milei não pedirá desculpas ao Brasil, diz imprensa argentina