Mundo

Pfizer compra fabricante de vacinas PowderMed

Empresa adquirida estuda novas tecnologias de imunização contra a gripe aviária

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Pfizer anunciou, nesta terça-feira (10/10), que adquiriu a fabricante de vacinas PowderMed, com o objetivo de ampliar sua atuação no segmento de vacinação humana. A PowderMed é especialista em desenvolver drogas para imunização à base de manipulação genética. A aplicação das substâncias dispensa o uso de agulhas. O valor da transação não foi divulgado.

A principal inovação da PowderMed é um sistema de imunização que inocula, em humanos, micropartículas de DNA, revestidas por uma camada de ouro. As partículas são introduzidas na pele por meio de um equipamento supersônico. Uma vez no corpo, o DNA geneticamente modificado ativa as células do sistema imunológico e induz a criação de anticorpos.

A empresa está testando essa tecnologia em seis programas que visam ao tratamento de doenças como a gripe aviária e doenças virais crônicas. "Essa aquisição é uma oportunidade estratégica para entrar nesse mercado e faz parte de nosso foco de ampliar as soluções de saúde", afirma o presidente-executivo da Pfizer, Jeffrey Kindler.

Em julho, a PowerMed pediu permissão às autoridades sanitárias do Reino Unido para iniciar testes de uma vacina contra o H5N1, o vírus responsável pela gripe aviária. Pela primeira vez, o teste avaliará a reação em humanos, segundo o americano The Wall Street Journal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame