Mundo

Petrobras confirma mancha de óleo em Pampo, no RJ

De acordo com o comunicado, a quantidade de óleo vazado para o mar é pequena: Um total de 40 litros


	Um posto de gasolina da Petrobras é visto na praia de Copacabana no Rio de Janeiro
 (Bruno Domingos/Reuters)

Um posto de gasolina da Petrobras é visto na praia de Copacabana no Rio de Janeiro (Bruno Domingos/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Rio de Janeiro - A Petrobras confirmou nesta tarde o vazamento de petróleo cru na Bacia de Campos revelado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF). Em nota, a companhia informou ter sido detectada uma mancha próxima à plataforma de Pampo, a 113 km da costa do Estado do Rio.

De acordo com o comunicado, a quantidade de óleo vazado para o mar é pequena: 30 litros no sábado (16) e mais 10 litros no domingo (17). Nesta segunda-feira, acrescentou a petroleira, não foram encontrados vestígios de petróleo na região da plataforma.

"Conforme padrão operacional para esse tipo de ocorrência", a Petrobras disse ter deslocado para o local "embarcações especializadas em combate à poluição e em inspeção submarina".

A empresa divulgou ainda ter providenciado "aeronaves para sobrevoar o local", sem especificar se são helicópteros ou aviões. Relatou, também, que o Plano de Emergência Individual de Pampo e o Plano de Emergência para vazamento de óleo da Bacia de Campos foram acionados.

"Como medida de precaução, a companhia interrompeu temporariamente a produção da plataforma de Pampo. A mancha de óleo foi dispersada mecanicamente pelas embarcações especializadas, sem a necessidade de qualquer outro método de combate à poluição", afirmou o comunicado da empresa.

Segundo a Petrobras, como não foi observada outra mancha de óleo no mar, a produção de Pampo foi restabelecida. "A causa do vazamento está sendo analisada e as autoridades competentes foram comunicadas", completou a nota.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPoluição

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame