Mundo

Pesquisa mostra Trump 7 pontos à frente de Rubio na Flórida

Rubio, nascido em Miami filho de pais cubanos, é, no entanto, o preferido entre os hispânicos registrados como eleitores do Partido Republicano


	Trump: se não ganha em seu estado natal, o que daria 99 delegados, Rubio pode ter que abandonar a corrida
 (Scott Morgan / Reuters)

Trump: se não ganha em seu estado natal, o que daria 99 delegados, Rubio pode ter que abandonar a corrida (Scott Morgan / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2016 às 14h30.

Miami - O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump é o favorito entre os eleitores republicanos da Flórida, com 38% em intenções de voto, à frente dos senadores Marco Rubio (31%) e Ted Cruz (19%), para as primárias de 15 de março nesse estado, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela "Univision Notícias" e pelo jornal "Washington Post".

Rubio, nascido em Miami filho de pais cubanos, é, no entanto, o preferido entre os hispânicos registrados como eleitores do Partido Republicano, com 49% das intenções de voto.

Mas o senador perdeu o fôlego na corrida pela candidatura republicana para as eleições presidenciais de 8 de novembro, e está em um terceiro lugar em número de delegados, atrás de Trump e de Cruz.

Se não ganha em seu estado natal, o que daria 99 delegados, Rubio pode ter que abandonar a corrida, como reivindicaram Trump e Cruz e aconselhou a maioria dos analistas políticos.

Em termos gerais Rubio, que nestas eleições representa o aparelho do partido e que até agora só ganhou em dois Estados, é o candidato mais bem avaliado entre os eleitores republicanos na Flórida.

Entre eles, 62% têm uma opinião muito positiva ou um pouco positiva do senador, contra 57% de seus dois principais oponentes.

Entre os hispânicos republicanos, a avaliação favorável sobre Rubio sobe para 76%, enquanto Trump tem 61% de rejeição.

Mesmo assim, os entrevistados nesta pesquisa pensam majoritariamente que Donald Trump tem muito mais possibilidades de ser eleito presidente (60%, contra 17% de Rubio e 15% de Cruz).

Para 59% dos entrevistados Rubio deveria renunciar à sua pré-candidatura se não ganhar as primárias de 15 de março na Flórida.

Quanto à Cuba, um tema sempre muito presente no debate político na Flórida, 87% dos democratas aprovam a visita do presidente Barack Obama à ilha este mês, e 59% dos republicanos consideram que ele não deveria fazê-la.

Surpreendentemente, mais republicanos (51%) do que democratas (46%) apoiam a ideia de acabar com a política de "pés secos, pés molhados", que permite aos cubanos que fogem da ilha ficar nos Estados Unidos se conseguirem pisar no país.

A pesquisa exclusiva da Univision Notícias" e do "Washington Post" consultou 450 eleitores republicanos da Flórida entre 2 e 5 de março. A margem de erro é de 4,6%.

Em todas as pesquisas anteriores para as primárias, feitas por diferentes empresas, Trump aparece à frente, com em média 40,7% das intenções de voto, Rubio com 23,7% e Cruz com 17,2%.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosFlóridaPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

EUA registram primeira morte humana por gripe aviária H5N1

Sheinbaum defende presença do México na cerimônia de posse de Maduro

FAB conclui análise de caixas-preta de avião da Embraer e envia material para o Cazaquistão

Nippon Steel e US Steel apresentam ação judicial contra os EUA por bloquear fusão