Mundo

Pesquisa indica vitória de Gingrich sobre Romney na Carolina do Sul

Pré-candidato pode ter vencido por 40% contra 26% de Mitt Romney, antes apontado como favorito da legenda

Gingrich cumprimenta um simpatizante em um centro de votação em Greenville, Carolina do Sul (John W. Adkisson/Getty Images/AFP)

Gingrich cumprimenta um simpatizante em um centro de votação em Greenville, Carolina do Sul (John W. Adkisson/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2012 às 16h44.

Washington - O pré-candidato republicano na disputa pela Casa Branca, Newt Gingrich, venceria a primária da Carolina do Sul com 40% contra 26% de Mitt Romney, antes favorito, indicou uma pesquisa neste sábado, enquanto os eleitores vão às urnas neste estado do leste do país.

O conservador Gingrich, ex-presidente da Câmara de Representantes, possui uma surpreendente vantagem de 14 pontos percentuais sobre o ex-governador moderado de Massachusetts, indicou a pesquisa do American Research Group (ARG).

"Gingrich ganhou sete pontos percentuais desde a pesquisa de 17-18 de janeiro e Romney perdeu seis pontos percentuais na mesma sondagem", indicou o ARG em um comunicado.

O candidato conservador Ron Paul ocupa o terceiro lugar com 18%, enquanto o ultraconservador Rick Santorum ficou em último com 13%.

A pesquisa foi realizada na quinta e na sexta-feira com 600 possíveis eleitores republicanos na eleição deste sábado. A margem de erro é de mais ou menos quatro pontos percentuais.

Romney era considerado favorito na corrida pela indicação republicana para enfrentar o presidente democrata Barack Obama nas eleições presidenciais de 6 de novembro.

Mas na quinta-feira Romney sofreu duas derrotas: a desistência do candidato ultraconservador Rick Perry, que agora apoia Gingrich, e sua queda para a segunda posição no "caucus" (assembleia eleitoral) do Iowa, em 3 de janeiro, atrás de Santorum.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Oposição políticaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

França faz hoje eleição para a Presidência da Assembleia Nacional

Autor do atentado contra Donald Trump postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais na Exame