Mundo

Peru: Humala lidera pesquisas com 42% das intenções de voto

A pesquisa é a primeira realizada desde as eleições gerais, presidenciais e legislativas de 10 de abril

Ollanta Humala vota em 10 de abril, em Lima, Peru (AFP)

Ollanta Humala vota em 10 de abril, em Lima, Peru (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2011 às 14h53.

Lima - O esquerdista Ollanta Humala lidera as pesquisas presidenciais antes do segundo turno no Peru, com 42% das intenções de voto, contra 36% para a candidata direitista Keiko Fujimori, segundo uma pesquisa da Ipsos Apoyo divulgada neste domingo.

Os resultados indicam que 12% votariam em branco ou anulariam seu voto e que 10% dos votantes estão indecisos sobre em qual dos candidatos votar nas eleições previstas para 5 de junho.

A pesquisa, publicada pelo jornal de Lima El Comercio, é a primeira realizada desde as eleições gerais, presidenciais e legislativas de 10 de abril.

Humala, ex-militar de 48 anos, é candidato da aliança Ganha Peru, uma frente na qual estão reunidos seu partido Nacionalista e diversas personalidades de esquerda radical e moderada.

Fujimori, da Força 2011 e congressista de 35 anos, é filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), condenado em 2009 a 25 anos de prisão por violação aos direitos humanos em meio à guerra interna no Peru.

O vencedor da eleição assumirá o governo por um período de cinco anos em 28 de julho, dia nacional de Peru, em substituição a Alan García, que não pôde candidatar-se pelo fato de a reeleição imediata ser proibida.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesGovernoPeru

Mais de Mundo

Bandeira invertida coloca Suprema Corte dos EUA em apuros

Primeiro-ministro eslovaco passa por nova cirurgia e segue em estado grave

Vaticano alerta contra episódios imaginários relacionados a milagres e aparições

Governo Biden quer reclassificar maconha como droga de menor risco

Mais na Exame