EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
A cidade de Pequim começou uma batalha contra o mau cheiro vindo de um número cada vez maior de depósitos de lixo na capital chinesa. A prefeitura espalhou mais de cem canhões para lançar líquidos desodorizantes nos lixões, já que as altas temperaturas provocam maior deterioração do material nos aterros.
O líquido lançado pelos canhões é criado a partir de um extrato de planta. O produto neutraliza o cheiro e, em seguida, os detritos são enterrados sob folhas absorventes de odores. A ideia foi dos empregados da usina de lixo Gaoantun, nos subúrbios de Pequim.
O projeto começou depois que autoridades locais pediram desculpas pelo mau cheiro vindo do aterro e prometeram acabar com o problema. Outros métodos também estão sendo utilizados, como materiais que absorvem odores e uma máquina que extrai os gases malcheirosos e os utiliza para produzir eletricidade.
"Ao empregar essas medidas, reduzimos a poluição no aterro ao nível mais baixo possível", disse Zhang Quanhong, chefe da seção do Centro de Disposição do Lixo do Distrito de Chaoyang.
Dúvidas - Gaoantun é um dos vários depósitos, onde são processadas montanhas de lixo produzidas na capital chinesa.
Os 17,55 milhões de moradores de Pequim eliminam diariamente 18,4 mil toneladas de lixo doméstico. A maioria do material é jogada em 13 aterros na periferia do município, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.
Mas nem todos os chineses estão impressionados com a nova técnica. Moradores de um complexo residencial perto do lixão dizem que esperam para ver se o método é eficaz.
"Quando o mau cheiro surge, todos nós tossimos. Mesmo quando dormimos profundamente, acordamos tossindo. Todo mundo abre as janelas no verão, e lá está aquele cheiro", disse Geng Haiou.
Peritos em gerenciamento de lixo também expressaram dúvidas sobre a desodorização.