Mundo

Peña Nieto e Trump resolverão diferenças sobre pagamento de muro

A presidência do México informou em comunicado e detalhou que os dois concordaram de não falar publicamente sobre o tema controverso

Trump e Peña Nieto: "Os presidentes reconheceram suas claras e muito públicas diferenças de posição neste tema tão sensível" (Henry Romero/Reuters)

Trump e Peña Nieto: "Os presidentes reconheceram suas claras e muito públicas diferenças de posição neste tema tão sensível" (Henry Romero/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 17h47.

Última atualização em 27 de janeiro de 2017 às 17h47.

Cidade do México - Os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, e dos Estados Unidos, Donald Trump, acertaram nesta sexta-feira resolver suas diferenças sobre o pagamento do muro na fronteira como parte de uma discussão integral de todos os aspectos da relação bilateral.

A presidência do México informou em comunicado e detalhou que os dois concordaram de não falar publicamente sobre o tema controverso. Peña Nieto e Trump conversaram por cerca de uma hora por telefone.

"Os presidentes reconheceram suas claras e muito públicas diferenças de posição neste tema tão sensível, mas acertaram em resolvê-las como parte de uma discussão integral de todos os aspectos da relação bilateral", indicou a Nota.

Além disso, Peña Nieto e Trump "instruíram suas equipes a continuar o diálogo para fortalecer essa importante relação estratégica e econômica de maneira construtiva".

O México afirmou que os dois líderes tiveram uma "conversa construtiva e produtiva" sobre a relação bilateral, incluindo temas como o déficit comercial dos EUA com o país vizinho.

"Durante a ligação eles abordaram a importância da amizade entre nossas nações, e a necessidade que nossos países trabalhem juntos para deter o tráfico de drogas e o fluxo ilegal de armas", indicou.

Trump indicou que a conversa com Peña Nieto foi "muito boa" e reiterou que tem como objetivo buscar uma "relação justa" com o México durante entrevista coletiva conjunta com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, na Casa Branca.

A ligação telefônica ocorreu um dia depois de a relação entre os dois países ter vivido uma das piores crises por causa do cancelamento da visita de Peña Nieto a Washington na próxima semana.

O presidente do México anunciou a decisão de cancelar a viagem horas depois de Trump ter ameaçado cancelar o encontro se o México não estivesse disposto a pagar pela construção do muro, algo que Peña Nieto se opõe categoricamente.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpMéxico

Mais de Mundo

Trump ameaça Irã novamente e diz que 'grande força está a caminho'

Após Trump recuar em tarifas, UE avalia retomar votação do acordo comercial com os EUA

Governo dos EUA apresenta plano de desenvolvimento da 'Nova Gaza'

China lidera ranking global de indústrias mais avançadas