Mundo

Pelo menos 110 pessoas morrem em forte onda de frio na Índia

Maioria dos mortos é de indigentes e pessoas que vivem em bairros pobres, com pouca ou nenhuma proteção contra o frio

Homem anda de mini-moto em meio a uma densa neblina em uma manhã fria de inverno na cidade de Chandigarh, norte da Índia (Ajay Verma/Reuters)

Homem anda de mini-moto em meio a uma densa neblina em uma manhã fria de inverno na cidade de Chandigarh, norte da Índia (Ajay Verma/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 08h00.

Nova Délhi - A onda de frio que vem atingindo o norte da Índia nas últimas semanas deixou até o momento 110 mortos, em sua maioria indigentes, depois que foi confirmada nesta quarta-feira a morte de nove pessoas em Uttar Pradesh, o estado mais afetado.

As mortes registradas hoje em Uttar Pradesh - onde o número de mortos já passa de 92 - aconteceram nas cidades de Mirzapour, Muzaffamagar, Barreilly, Moradabad e Amroha, disseram fontes oficiais não identificadas ao jornal local "Times of India".

O estado de Uttar Pradesh registrou algumas das temperaturas mais baixas do subcontinente indiano, e a cidade de Agra - onde fica o Taj Mahal - teve a temperatura mais baixa da região, com 0,9 graus centígrados.

Outras áreas da Índia, como a Caxemira, no noroeste do país, registram temperaturas muito mais baixas (nesta madrugada a região de Kargil chegou a atingir -17ºC), mas são regiões onde a população está acostumada com o frio extremo.

A maioria dos mortos pela onda de frio na Índia é de indigentes e pessoas que vivem em bairros pobres, com pouca ou nenhuma proteção contra o frio, segundo a imprensa local.

Muitas cidades indianas têm abrigos para indigentes, mas as instalações são insuficientes para acolher pessoas necessitadas e frequentemente se encontram em estado precário.

Apesar da variedade de climas do subcontinente indiano, o inverno pode ser muito rigoroso nas regiões ao norte do país, incluindo a capital, Nova Délhi.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaClimaÍndiaMeio ambiente

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame