Mundo

PCdoB oficializa apoio à Dilma para Presidência da República

Brasília - O PCdoB confirma hoje (16), oficialmente, o apoio à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República durante a convenção nacional da legenda. No encontro do partido, que ocorre em Brasília, serão definidas propostas para serem incorporadas na campanha de Dilma. A confirmação do apoio ocorre quatro dias depois que o PT nacional decidiu  […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 14h02.

Brasília - O PCdoB confirma hoje (16), oficialmente, o apoio à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República durante a convenção nacional da legenda. No encontro do partido, que ocorre em Brasília, serão definidas propostas para serem incorporadas na campanha de Dilma.

A confirmação do apoio ocorre quatro dias depois que o PT nacional decidiu  apoiar a candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney do PMDB, contra a decisão do PT no estado que manifestou apoio ao pré-candidato do PCdoB ao governo do estado, Flávio Dino.

Para o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a decisão sobre o Maranhão repercute na relação local entre PT e PCdoB, mas não afeta a aliança nacional. “Sem dúvidas deixa sequela, mas não o suficiente para abalar o projeto nacional. Temos que pensar nas outras alianças que foram formadas nos outros estados com o PT”.

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse que o partido “nunca perdeu de vista o que é maior, o que é prioritário. Nesse momento, nosso projeto maior é a eleição de Dilma”. Ele ainda ressaltou que a decisão de apoiar Dilma e seu candidato a vice, Michel Temer (PMDB) foi aprovada por unanimidade pelo partido.

O PCdoB comanda o Ministério dos Esportes desde o começo do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, quando também ocupou o Ministério da Integração Nacional, com Aldo Rebelo. Além disso, o PCdoB preside a Agência Nacional do Petróleo (ANP), com Haroldo Lima, e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), com Manoel Rangel, além da diretoria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ocupada por Luiz Fernandes.

O conjunto de propostas do partido não tem data definida para ser apresentada à Dilma. O PCdoB defende que a pauta do desenvolvimento com distribuição de renda é “o ponto mais fraco da oposição que fracassou com esse projeto nos anos de 1990”, segundo o texto aprovado. Além disso, eles consideram que os avanços na área econômica seriam o diferencial para a campanha de Dilma.

Também participaram da convenção políticos de outros partidos da base aliada, como o vice-presidente, José Alencar (PR), e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra e o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010Partidos políticosPCdoBPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Proposta do governo Milei pede redução da maioridade penal para 13 anos na Argentina

Putin diz que Rússia deveria produzir mísseis de médio alcance, proibidos por tratado da Guerra Fria

ONG denuncia 46 prisões políticas durante campanha eleitoral na Venezuela

Governadora Gretchen: quem é a democrata cotada para substituir Biden contra Trump

Mais na Exame